Detalhe

ABMES apresenta propostas para o Grupo de Trabalho sobre Regulação da Educação privada do FNE

21/08/2023 | Por: ABMES | 979

Na última quarta-feira (16/08), Edson Machado de Sousa, mantenedor do IESB, representou a ABMES na reunião do Grupo de Trabalho sobre Regulação da Educação privada do Fórum Nacional de Educação (FNE).

Na ocasião, Edson falou sobre a ABMES e apresentou dados estatísticos que comprovam o crescimento dos cursos na modalidade a distância (EAD), com praticamente metade das matrículas para os cursos presenciais e a outra metade para os cursos EAD. Ele também apresentou uma pesquisa que demonstra o aumento da intenção dos alunos de realizarem um curso de graduação a distância, bem como tratou sobre os quadrantes híbridos na educação superior e afirmou que o futuro da educação é híbrido.

O mantenedor também apresentou sugestões de melhorias para a educação superior, na perspectiva das 10 bandeiras defendidas pelo Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular (Fórum), são elas:

  1. Modernizar o marco regulatório da avaliação e da supervisão da educação superior
  2. Criar um novo modelo de financiamento estudantil
  3. Ampliar o ProUni e reabrir o ProIES
  4. Oferecer linhas de financiamento para estímulo à inovação
  5. Aprovar uma Reforma Tributária justa para a educação
  6. integrar mais a educação básica e a educação superior
  7. Incluir na legislação educacional brasileira o uso dos quadrantes híbridos da aprendizagem
  8. Integrar as instituições educacionais ao mundo do trabalho
  9. Ampliar a participação do setor privado de educação nos conselhos e órgãos do governo e da sociedade
  10. Estimular a internacionalização da educação particular

Os outros representantes do GT solicitaram a ABMES o envio de um documento, no prazo de 60 dias, com as ideias concretas e propostas objetivas, detalhando, principalmente, a modernização do Marco Regulatório da Avaliação e da Supervisão da Educação Superior, a estimulação da internacionalização da educação particular, e EAD com o objetivo de contribuir com o relatório final do grupo.

A ABMES segue participando ativamente e informados a todos sobre os principais passos dos Fórum Nacional de Educação em prol da educação brasileira.