Detalhe

Inep atende ao pedido da ABMES e confirma que a antecipação da divulgação da relação dos estudantes regulares no Enade sairá nos próximos dias

13/09/2023 | Por: ABMES | 4422

O diretor presidente da ABMES, Celso Niskier, e o diretor jurídico da Associação, Bruno Coimbra, estiveram reunidos, nesta quarta-feira (13/09), com o presidente do Inep, Manuel Palacios, com Suzi Mesquita Vargas, coordenadora-geral de Gestão de Exames e Indicadores da Educação Superior e com Ester Macedo, Assessora do Inep.

Enade 2023
EM PRIMEIRA MÃO: Na ocasião, o presidente do Inep informou que o pedido da ABMES para antecipar a divulgação da relação dos estudantes regulares para o Enade 2023 será atendido e o anúncio sairá nos próximos dias. A solução terá especial consequência para os alunos de Medicina, pois garante o eventual ingresso nas residências.

A equipe da DAES sinalizou que a solução foi encontrada e que será apresentada nos próximos dias, dependendo apenas de alguns ajustes de procedimentos.

Entenda o assunto
Em junho de 2023, a ABMES solicitou ao Inep a retificação do Edital 37/2023, que trata do Enade 2023. A solicitação, feita via ofício protocolado na mesma data, foi com foco na antecipação da divulgação da relação dos estudantes do curso de Medicina, em situação regular de 4 de janeiro de 2024 para 1º de dezembro de 2023, visto que a prova do Enade ocorrerá no dia 26 de novembro de 2023.

Índice ABMES/ Symplicity de Empregabilidade 2023
Além disso, durante a reunião, a ABMES, juntamente com a Symplicity, apresentou a 2ª edição do Índice ABMES/ Symplicity de Empregabilidade 2023 (IASE).

O estudo apontou que a formação superior tem se mantido como diferencial quando o assunto é garantir uma colocação no mercado de trabalho. De acordo com o Índice, 75,6% dos egressos do ensino superior estão empregados após até um ano da colação de grau e 83,1% deles, na área de formação. Os percentuais são maiores que na apuração do ano passado, quando 69% conseguiram trabalho logo que saíram do ensino superior e 70% encontraram oportunidade na área de graduação. (Confira a íntegra)

A ABMES segue participando ativamente dos debates importantes para a educação superior brasileira.


Conteúdo Relacionado

Notícias

Instituições poderão verificar a regularidade dos estudantes ainda em 2023

Iniciativa não invalida as obrigatoriedades do exame, como a realização da prova e o preenchimento do questionário, mas garantirá mais celeridade no processo de regularização de concluintes