A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) realizou nesta terça-feira (26) o seminário “Captação 2/2023: cenários e oportunidades”. O evento online contou com a apresentação de dados relevantes ao setor sobre as inscrições e matrículas de alunos em cursos presenciais e a distância realizada pela empresa de pesquisas educacionais Educa Insights. A íntegra pode ser assistida no canal do YouTube Rede ABMES.
De acordo com o levantamento, houve um aumento de 18% nas matrículas deste semestre em comparação com o mesmo período de 2022 nas 16 instituições de ensino superior (IES) acompanhadas pela Educa Insights. O percentual representa um crescimento de 1,4 mil alunos matriculados, sendo 600 em cursos presenciais e 1,2 mil em graduações EAD.
Na análise do sócio fundador da empresa, Daniel Infante, a evolução da curva de inscritos e matrículas no período de captação teve seu pico de conversão em julho, quando 28% dos inscritos efetivaram a adesão às IES, seguido de agosto, com 22%. “É um período que há mais conversão, mas merece atenção que, desde abril – ainda que em um volume menor – metade dos interessados se matricularam, em média”, comentou.
Infante destacou que as estratégias de marketing usadas atrair e converter interessados em universitários e apresentou sugestões estratégicas para otimizar essas ações. “Uma boa marca pode usar o concurso de bolsas para trazer os alunos para conhecer a instituição”, exemplificou Daniel.
A vice-presidente da ABMES, Débora Guerra, foi a anfitriã do encontro e, como CEO da Trivento Educação, também dividiu sua experiência com os participantes do seminário. Ela listou seis direcionadores do crescimento que colaboram com a jornada das IES para se manterem sustentáveis no mercado competitivo. São eles: invista no time, planejamento e gestão à vista, consistência e persistência, ritos e cadência, atmosfera de startup e mentalidade de Data driven, e tudo é experiência.
“Não dá para mudar todo dia de estratégia. Na Trivento olhamos a metas semanais de geração de inscritos e conversão em matrículas e o que faz a diferença é o monitoramento constante para ajudar o planejamento”, comentou.