Detalhe

ABMES participa do lançamento do programa Pé de Meia

26/01/2024 | Por: ABMES | 697

A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) foi uma das convidadas para o lançamento do Programa Pé de Meia, do governo federal, que vai pagar uma poupança para alunos do ensino médio do sistema público de educação. O objetivo do programa é reverter a evasão de 400 mil jovens, que todo ano abandonam o ensino médio. A cerimônia de lançamento foi realizada na manhã desta sexta-feira (26/01), no Palácio do Planalto, e contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Educação, Camilo Santana. 

Além de detalhar o programa Pé de Meia, Santana também elencou as demais prioridades do governo na área da educação, como ações na educação básica e no ensino superior.  Um dos temas mencionados pelo ministro foi o lançamento do que ele chamou de FIES Social e que poderá ser lançado até o final do mês de março. Segundo ele, o governo ainda está estudando alguns pontos do programa, como a possibilidade de financiar 100% as mensalidades para alunos que comprovarem incapacidade de pagar a coparticipação. Outra medida estudada é a possibilidade de pagamento do financiamento, após a conclusão do curso, de acordo com a renda do egresso. 

Representando a ABMES no evento, o diretor jurídico da entidade, Bruno Coimbra, avaliou como positiva a fala do presidente Lula de não considerar os investimentos em educação como gastos, o que demonstra um esforço do governo em investir na área. Ele também considerou positiva a remodelagem do FIES e estudos sobre a educação a distância, como citado por Camilo Santana. 

“Sobre a educação a distância, o ministro citou os estudos que estão sendo feitos sobre o que é possível fazer sobre esse tema, algumas redefinições e mudanças no marco regulatório. Também foi uma oportunidade para ouvirmos um pouco sobre o Enem. O ministro disse que, de fato, os números preocupam, que precisam ser objeto de estudos para se entender porque os alunos não estão se inscrevendo e buscando fazer a graduação na educação superior”, disse.

Coimbra acrescentando que, em geral, os anúncios foram positivos. “Foram anúncios importantes e uma sensação de que a educação é o enfoque do atual governo, para que a ABMES possa construir as pautas que são prioritárias para a nossa associação e para os nossos associados”, concluiu. 

 


Conteúdo Relacionado

Notícias

Janeiro na ABMES: reuniões, conferências e muito debate sobre educação

Confira as principais atividades que a Associação participou em defesa do ensino superior privado e que marcaram o primeiro mês de 2024

ABMES participa da Conferência Nacional da Educação, que ocorre até terça-feira (30), em Brasília

Entidade quer contribuir com a formulação do próximo Plano Nacional da Educação e marcar a posição do ensino superior privado como aliado para o alcance das metas de educação para os próximos 10 anos.

ABMES está presente na Conferência Europeia sobre Ensino Superior Privado

Celso Niskier está em Portugal nesta quinta-feira (18), onde apresentou o cenário da educação superior privada no Brasil na primeira edição da Conferência da EUPHE