A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) é uma das entidades que participam da Conferência Nacional da Educação (CONAE) 2024. O evento iniciou neste domingo (28/01), na Universidade de Brasília (UnB) e ocorre até a próxima terça-feira (30/01), reunindo mais de 2,5 mil pessoas, incluindo sociedade civil, representantes de vários segmentos educacionais e setores sociais, além de entidades que atuam na educação e em órgãos do poder público.
Como membro do Fórum Nacional da Educação (FNE), a ABMES esteve no início dos trabalhos e solenidade de abertura do evento. O diretor jurídico da Associação, Bruno Coimbra, representou o diretor-presidente da entidade, Celso Niskier, e acompanhou a abertura do evento, que teve a participação do ministro da Educação, Camilo Santana, do presidente do FNE, Heleno Araújo, e da reitora da UnB, Márcia Abrahão.
“Nos próximos dois dias serão aprofundadas as discussões dos eixos que compõem o documento base da Conferência e estaremos atentos para resguardar as especificidades do ensino superior privado como um importante aliado para o cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação (PNE), que será elaborado a partir desta Conferência”, comentou Coimbra.
Sobre a Conae 2024
Com o tema “Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política de Estado para garantia da educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”, a Conae foi convocada em caráter extraordinário pela Presidência da República por meio do Decreto Presidencial nº 11.697/2023/2023.
A Conferência Nacional é desdobrada em sete eixos, que abrem as formulações de problemas, causas, objetivos, diretrizes, metas e estratégias para construção do PNE 2024-2034, a serem consolidadas no documento referência que será elaborado pelo FNE
O Ministério da Educação (MEC) é o responsável por promover a Conferência Nacional, que foi antecedida por conferências estaduais, distritais e municipais. A coordenação e articulação das conferências ficaram a cargo do FNE. A programação completa pode ser acessada aqui.
Com informações da Assessoria de Comunicação do MEC.