Detalhe

Janeiro na ABMES: reuniões, conferências e muito debate sobre educação

01/02/2024 | Por: ABMES | 775

Considerado um mês de férias para o setor educacional, o primeiro mês do ano foi marcado por atividades importantes para o setor da educação superior e que foram acompanhadas pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). A agenda de janeiro começou no dia 8, quando o diretor-presidente, Celso Niskier, e o diretor jurídico da Associação, Bruno Coimbra, participaram de uma reunião a convite da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES), juntamente com o Semesp, para discutir a criação de um novo órgão regulador dentro do Ministério da Educação. 

Esse possível órgão ou agência foi tema de reunião da Diretoria e Conselho Administrativo da ABMES, realizada no dia 23 de janeiro. Na ocasião, ficou definido o aprofundamento dos debates para serem consolidados em um documento sobre a posição da entidade sobre esse tema.

Antes disso, nos dias 18 e 19, a ABMES foi convidada a participar da primeira Conferência Europeia sobre Ensino Superior Privado. O evento foi realizado pela European Union of Private Higher Education (EUPHE), uma rede europeia de instituições de ensino superior não estatais, e ocorreu na Universidade Lusíada, no Porto, Portugal. A ABMES foi representada por seu diretor-presidente, Celso Niskier, que fez uma apresentação sobre o cenário da educação superior privada no Brasil e a atuação da entidade em defesa do setor. 

Entre os dias 22 e 24 de janeiro, Celso Niskier esteve ainda em Londres (Inglaterra), onde representou a Associação na Bett UK, considerada a maior feira de educação e tecnologia do mundo. Lá, entre várias atividades, ele conheceu iniciativas e fez contatos que podem desencadear em parcerias importantes para a ABMES e seus associados. 

Próximo ao fim do mês, o diretor jurídico, Bruno Coimbra, representou a Associação no lançamento do programa Pé de Meia, do governo federal. O evento ocorreu no dia 26, no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Educação, Camilo Santana. Além do programa, foram discutidas as prioridades do governo na área da educação, como ações na educação básica e no ensino superior.

Conae 2024

Entre os dias 28 e 30 de janeiro ocorreu a Conferência Nacional da Educação (CONAE) 2024, na Universidade de Brasília (UnB). O documento base da CONAE foi  desdobrado em sete eixos, que abrangeram as formulações de problemas, causas, objetivos, diretrizes, metas e estratégias para a construção do Plano Nacional de Educação (PNE) 2024-2034, a serem consolidadas no documento de referência que será elaborado pelo FNE e será enviado para deliberação e aprovação do Congresso Nacional.. 

Como membro do Fórum Nacional da Educação (FNE), a ABMES teve direito a enviar um delegado à Conae 2024. O diretor jurídico da Associação, Bruno Coimbra, representou o diretor-presidente da entidade, Celso Niskier, e acompanhou os três dias de discussões e debates. 

Você também pode acompanhar essas e todas as participações da ABMES em atividades importantes para o setor da educação superior em nossas redes sociais. Procure-nos por @redeabmes no Instagram, Facebook, Youtube, LinkedIn e Twitter. 


Conteúdo Relacionado

Notícias

ABMES participa da Conferência Nacional da Educação, que ocorre até terça-feira (30), em Brasília

Entidade quer contribuir com a formulação do próximo Plano Nacional da Educação e marcar a posição do ensino superior privado como aliado para o alcance das metas de educação para os próximos 10 anos.

ABMES participa do lançamento do programa Pé de Meia

A entidade foi convidada para cerimônia que detalhou, além do programa de incentivo à conclusão do ensino médio, as políticas do Ministério da Educação para os próximos anos

ABMES está presente na Conferência Europeia sobre Ensino Superior Privado

Celso Niskier está em Portugal nesta quinta-feira (18), onde apresentou o cenário da educação superior privada no Brasil na primeira edição da Conferência da EUPHE