Detalhe

ABMES realiza seminário sobre Trajetória Profissional de Egressos do ensino superior

15/02/2024 | Por: ABMES | 654

A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), em parceria com a Symplicity, realizará no dia 20 de Fevereiro, das 10h às 12h, o Seminário Virtual - Trajetória profissional dos egressos: análise dos resultados e impactos. O seminário será apresentado pelo diretor-presidente ABMES, Celso Niskier, tendo como convidados o diretor nacional da Symplicity Brasil, Gabriel Custódio, e a coordenadora-geral de Gestão de Exames e Indicadores da Educação Superior do INEP, Suzi Mesquita Vargas. 

Realizado em formato on-line, o evento é totalmente gratuito mediante inscrição prévia. Serão compartilhadas informações sobre o Indicador ABMES e Symplicity de Empregabilidade (IASE), com apresentação de análise dos resultados já coletados em suas duas edições. Além disso, os convidados vão apresentar a importância da otimização das estratégias educacionais que oportuniza o desempenho profissional dos estudantes. Ao participar do evento, as IES terão um maior esclarecimento sobre as trajetórias profissionais dos egressos universitários, traçando assim uma revisão dos desafios e sucessos profissionais dos seus alunos, após a formação acadêmica. 

Os participantes terão, ainda, acesso a temas importantes para que as IES possam trabalhar e direcionar estratégias para melhorias e apropriação em benefício do desafio de oferecer uma educação de qualidade de acordo com as tendências do mercado de trabalho, a exemplo de taxas de empregabilidade, desempenho profissional e feedback de empregadores.

As inscrições para participar do Seminário podem ser feitas neste link

3ª edição do IASE

Já estão abertas as inscrições para as Instituições de Ensino Superior (IES) que quiserem participar da pesquisa 2024 do Indicador ABMES e Simplicity de Empregabilidade (IASE). A pesquisa é voltada para estudantes das instituições que concluíram cursos de Bacharelado, Licenciatura e Tecnológico entre 1º de julho de 2022 e 30 de junho de 2023.

O estudo, conduzido pela ABMES e pela Symplicity, com contribuições de IES e do Inep, tem como objetivo criar uma forma padronizada de acompanhar os resultados de egressos e implantar indicadores de empregabilidade de relevância nacional, baseado em modelos internacionais. 

Inscrições e regulamento - As inscrições já estão disponíveis neste link e podem ser feitas até o dia 25 de fevereiro de 2024. Ao se inscrever, a IES se compromete a divulgar a pesquisa entre os seus graduados recentes dos cursos de Bacharelado, Licenciatura e Tecnológico e a incentivá-los para que respondam ao formulário enviado. O regulamento da edição 2024 pode ser conferido aqui e todas as informações sobre a pesquisa, assim como os resultados das edições anteriores, podem ser acessadas no site empregabilidade.org.br.


Conteúdo Relacionado