Detalhe

ABMES oferece curso sobre Internacionalização das Instituições de Ensino Superior

23/02/2024 | Por: ABMES | 699

A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), em parceria com a IHub – Internationalization Hub, oferecerá um curso para que as Instituições de Ensino Superior (IES) tenham uma abordagem prática sobre o desenvolvimento do processo de Internacionalização do Ensino.

O curso será realizado nos dias 19 e 21 de março de 2024, no período da manhã, de 9h30 às 12h30 e de 14h às 17h da tarde. Na modalidade à distância, com aulas síncronas, transmitido pela plataforma Zoom, o curso terá uma carga horária de 20h. 

As aulas terão como expositores o doutor em Relações Internacionais e mestre em Diplomacia, Direito e Mudanças Globais, Dr. Antônio de Lima; a especialista em Internacionalização da Educação, Dra. Carla Camargo Cassol da Silva; o coordenador de Assuntos Internacionais da Unichristus, Jan Krimphove; a especialista em Gestão Universitária, Dra. Luciane  Stallivieri e a especialista em Psicologia, Dra. Patrícia Waslawick. 

Sobre o curso
O objetivo do curso é desenvolver um espaço para o aprofundamento do tema e as questões relacionadas às demandas da Internacionalização do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, que são cada vez mais recorrentes entre as instituições associadas. 

De início, será apresentado a parte conceitual, desde sua definição estratégica e implementação, até os impactos nos diferentes sistemas de análise em que as IES brasileiras são submetidas. Em seguida, serão analisadas as estruturas dos departamentos que possam se responsabilizar pelas atividades internacionais e a definição da atuação e do perfil dos gestores encarregados pelo processo. Contendo uma abertura teórica enriquecida, mas também apresentando exemplos de instituições privadas que estabeleceram e consolidaram sua posição no contexto da educação global. 

Ao oferecer esta oportunidade, o curso busca atender ao público docente das IES, gestores de instituição de ensino; reitores; pró-reitores; coordenadores, pessoas ligadas ao setor de internacionalização e demais profissionais da comunidade acadêmica.

Metodologia
A metodologia utilizada será ativa, participativa e reflexiva, com maior destaque nos aspectos práticos. Um dos fatores mais importantes da aprendizagem são os debates sobre o assunto estudado para maior entendimento. Por isso, as aulas serão expositivas, com discussões, relatos de experiências institucionais e momentos de interação para exposição de casos. 

O curso será dividido em quatro módulos, cada um contendo um tópico específico para a prática de implementação e desenvolvimento da Internacionalização das Instituições de Ensino Superior.

Módulo I - Introdução ao tema da Internacionalização, fornecendo aos participantes reflexões essenciais para identificar as necessidades de suas instituições nesse contexto. Ele explora os conceitos fundamentais, razões para a internacionalização e tendências, visando a inserção das instituições de ensino superior no cenário global da educação.
Módulo II - Reflexões sobre os rankings nacionais e internacionais, sobre os indicadores do Ministério da Educação (MEC) e dos demais sistemas de avaliação e de acreditação, com o objetivo de alinhar o processo de Internacionalização com as demandas solicitadas, tornando as IES elegíveis para participação nos processos seletivos.
Módulo III - Abordaremos os seguintes temas: Planos Estratégicos de Internacionalização, Gestão do Processo de Internacionalização, Estrutura Institucional para Desenvolver a Internacionalização, Perfil dos Gestores de Internacionalização, Responsabilidade e Atuação dos Dirigentes para o Efetivo Processo de Internacionalização, e uma Apresentação de Estudo de Caso. 
Módulo IV - Os temas em destaque serão: Potencializando os Resultados da Internacionalização, Alinhando os Interesses Institucionais com os Objetivos da Internacionalização, Missões Acadêmicas ao Exterior, Mobilidade Acadêmica Internacional, Projetos de Pesquisa com Impacto Internacional e a Internacionalização Responsável. 

Para inscrições e mais informações sobre o curso, clique aqui