Detalhe

Workshop na ABMES vai esclarecer dúvidas sobre o programa Desenrola Fies

11/03/2024 | Por: ABMES | 1349

A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) realizará no próximo dia 27 de março o workshop “Desenrola Fies 2024: perspectivas e práticas”. O evento, que  ocorre de 10h às 12h e 14h30 às 16h30, será gratuito e realizado de forma síncrona, com uma carga horária de 4 horas. Ao final, os participantes receberão certificados de participação. Para participar, é preciso se inscrever antecipadamente neste link.

O objetivo do workshop é  fornecer uma compreensão prática do Programa “Desenrola FIES”, sobretudo na questão da renegociação e demais informações atuais do Programa para as IES e seus alunos. A abertura será feita pelo diretor-presidente da ABMES, Celso Niskier, e terá como expositores o diretor jurídico da Associação, Bruno Coimbra; o Gerente Nacional do FIES na Superintendência Nacional de Serviços de Governo da Caixa Econômica Federal, Rodrigo Melo; e a assistente jurídica na Zaponi, Magno e Coimbra Advogados, Fernanda Souza. Cada expositor ficará responsável por apresentar um módulo para esclarecer o tema.

O primeiro módulo, intitulado “Introdução ao Programa FIES e sua Importância", apresentado por Coimbra, irá explicar sobre o Programa FIES, seus objetivos e funcionamento, assim como a importância do FIES na promoção do acesso ao ensino superior no Brasil. O segundo módulo, “Overview e benefícios da Renegociação no FIES”, apresentado por Melo, vai tratar sobre o sistema, canais, procedimentos e público-alvo, principalmente no processo de renegociação no FIES, abordando as condições e requisitos da renegociação, bem como os benefícios para aqueles que fazem a opção pela renegociação. Será mostrado como a renegociação pode ajudar os estudantes a gerenciar suas dívidas de forma mais eficaz.

No módulo 3, “Procedimento de Renegociação”, também apresentado por Rodrigo Melo, serão compartilhadas as etapas do procedimento, ou seja, um passo a passo do processo de renegociação no FIES, demonstrando a documentação necessária e prazos importantes a serem considerados. Já no último módulo, “Dicas e exemplos para uma renegociação bem-sucedida”, Fernanda Souza abordará as estratégias para negociar melhores termos e condições, isto é, como se preparar adequadamente para o processo de renegociação. Serão apresentados exemplos práticos, por meio da análise de casos de sucesso e aprendizados a serem retirados. 

Fies
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação (MEC), criado em 12 de julho de 2001 pela Lei nº 10.260, que financia cursos de ensino superior privado com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Programa Desenrola Fies
O programa lançado em novembro de 2023 pelo Ministério da Educação (MEC), junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), atende estudantes que firmaram seus contratos até 2017 e que possuem inadimplência até 30 de junho de 2023, oferecendo descontos para estudantes que não quitaram o financiamento estudantil. De acordo com dados do  Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), mais de 196.776 mil pessoas foram beneficiadas desde sua última análise, realizada em 5 de fevereiro de 2024.

Com as dívidas sendo renegociadas, além de ajudar os estudantes com o endividamento, contribui para a circulação da economia e para a introdução de novos profissionais no mercado de trabalho com seus débitos do Fies quitados. 

O Banco do Brasil (BBAS3), em nota, informou nesta segunda-feira (11/03) que nos três primeiros meses de renegociação do Fies, houve um reajuste de R$ 2,35 bilhões no país, totalizando mais de 41 mil renegociações e 154 mil simulações realizadas.