Detalhe

ABMES Regional, palestras e reformas no setor educacional marcaram o mês de novembro

04/12/2024 | Por: ABMES | 387

O mês de novembro na Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) começou no dia 4/11 com uma reunião do comitê de educação a distância (EAD) do Conselho Nacional de Educação (CNE), conduzida pelo Conselheiro Celso Niskier, com a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres/MEC), para discutir os novos referenciais da educação a distância no Brasil.

No dia seguinte, 5 de novembro, a ABMES realizou o seminário híbrido “Reforma Tributária - mudanças e impactos nas IES”. O evento reuniu especialistas e representantes do setor educacional, incluindo o diretor-presidente, Celso Niskier; a vice-presidente da Associação, Débora Guerra; o diretor jurídico, Bruno Coimbra; o advogado especialista no assunto, Emerson Casali; a vice-presidente da Federação Nacional das Escolas Particulares (FENEP), Amábile Pacios; o diretor do Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior do Estado de São Paulo (Semesp), Rodrigo Capelato e o assessor jurídico da ANEC, João Paulo Amaral. 

Já no dia 6/11, Celso Niskier participou da 2ª edição do evento Regulation Week, organizado pela FGV EPPG. Na ocasião, ele palestrou sobre os desafios da regulação da Educação a Distância. Dando continuidade a agenda em Brasília/DF, dia seguinte (7/11), Celso Niskier e Bruno Coimbra, se reuniram com o secretário executivo da Ministério da Educação, Leonardo Barchini, para debater as principais pautas da educação superior brasileira, em especial a reabertura do ProIES, aprimoramentos no âmbito do financiamento estudantil e a permanente discussão da expansão do acesso à educação superior com qualidade.

Nos dias 13 e 14 de novembro, a ABMES participou do 1º Simpósio Brasileiro de Gestão de IES, promovido pela ABRAFI. No evento, representando a Associação, participaram o vice-presidente, Janguiê Diniz; a vice-presidente, Débora Guerra; a assessora da presidência, Iara Xavier; e o diretor jurídico, Bruno Coimbra. 

No dia 27/11, o Brasil Educação - Fórum Brasileiro da Educação Particular realizou o seminário virtual "Lei 15.001: entenda as novas regras para as instituições filantrópicas", para discutir os impactos e as diretrizes da nova legislação. O evento contou com coordenação do Secretário Executivo do Brasil Educação, Celso Niskier, e a presença de representantes de diversas entidades do setor educacional, como Federação Nacional das Escolas Particulares (FENEP), do Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas (FONIF), Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC), Associação Brasileira de Instituições Educacionais Evangélicas (ABIEE), além de  advogados da ABMES e da Covac Advogados Associados. 

No dia 28/11, o diretor jurídico da ABMES, Bruno Coimbra, participou do “Seminário de avaliação do Programa Universidade para Todos (ProUni): histórico, transparência e monitoramento”, promovido pelo Ministério da Educação. Além disso, ele também participou da mesa “Interlocução com as mantenedoras de instituições privadas de ensino superior”. 

No mesmo dia, foi realizado o ABMES Regional Nordeste, em Fortaleza. O evento teve como objetivo principal abordar e debater a Educação Superior Privada, com ênfase nos temas emergentes que estão na agenda do Governo, da ABMES e das Instituições de Educação Superior (IES).