A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) teve um mês de fevereiro movimentado, com encontros estratégicos, eventos acadêmicos e o lançamento de iniciativas importantes para o setor educacional.
Encontros institucionais estratégicos
No dia 18 de fevereiro, o Diretor Presidente da ABMES, Celso Niskier, e o Diretor Jurídico, Bruno Coimbra, reuniram-se com o Ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, para entregar o livro “Educação Mais Inteligente” e debater os desafios enfrentados pela educação no Brasil.
Ainda no mesmo dia, a diretoria da ABMES conversou com a Senadora Teresa Leitão, presidente da Comissão de Educação do Senado, em uma reunião que contou com a participação da equipe do Brasil Educação. Durante o encontro, foram discutidas questões essenciais para o ensino superior privado no país. A senadora também recebeu um convite para participar do Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular (CBESP), que será realizado em maio. Além disso, Celso Niskier esteve com o Senador do Piauí, Marcelo Castro, presidente da Comissão de Saúde do Senado Federal.
No dia seguinte, 19 de fevereiro, a ABMES esteve presente no almoço comemorativo pelos cinco anos da Associação de Mantenedoras de Instituições de Educação Superior (AMIES). O evento contou com a participação de conselheiros nacionais de educação e diversos parlamentares, incluindo o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta. Durante a celebração, a ABMES reforçou seu compromisso com o fortalecimento do setor e parabenizou a trajetória da AMIES, na figura de seu presidente, Deputado Moses Rodrigues, e do vice-presidente, Deputado Àtila Lira.
Empregabilidade como critério para avaliação das IES
Abrindo o calendário de eventos da ABMES em 2025, a associação promoveu, no dia 11 de fevereiro, o seminário “O papel da empregabilidade na avaliação da qualidade das IES”. O evento reuniu especialistas e gestores para discutir como a inserção dos egressos no mercado de trabalho pode ser um indicador essencial para avaliar a qualidade do ensino superior.
Durante o seminário, Celso Niskier destacou que o Ministério da Educação (MEC) já trabalha em mudanças nos critérios de avaliação das instituições, incorporando indicadores como empregabilidade e impacto social dos cursos. A vice-presidente da ABMES, Débora Guerra, reforçou a importância da parceria entre as IES e o mercado de trabalho para garantir que os profissionais formados estejam preparados para os desafios da economia atual.
O evento também contou com a participação de Ulysses Teixeira, diretor de avaliação da educação superior do Inep, que defendeu um modelo de avaliação mais abrangente, incluindo pesquisa, extensão e acesso dos alunos ao ensino superior. Iara de Xavier, assessora da presidência da ABMES, propôs a ampliação do conceito de empregabilidade, destacando a importância da trabalhabilidade – que engloba empreendedorismo, educação continuada e geração de renda como indicadores do impacto da formação acadêmica.
IASE 2025
Durante o seminário, a ABMES lançou a edição de 2025 do Indicador ABMES/Symplicity de Empregabilidade (IASE), ferramenta que auxilia as instituições na análise do destino de seus egressos. Segundo Gabriel Custódio, Diretor Nacional da Symplicity, o IASE avalia não apenas a inserção no mercado de trabalho, mas também aspectos como a continuidade dos estudos e a capacidade de geração de renda dos ex-alunos. Os dados já evidenciaram desafios como a disparidade salarial entre homens e mulheres recém-formados, apontando para a necessidade de políticas mais inclusivas dentro das instituições de ensino.
O evento ainda trouxe exemplos práticos de inovação na conexão entre ensino superior e mercado, como a iniciativa da Atitus Educação, que implementou a trabalhabilidade como um pilar estratégico. Segundo seus representantes, a instituição desenvolveu um programa que acompanha os alunos ao longo da jornada acadêmica, conectando-os ativamente a oportunidades de emprego e desenvolvimento profissional.
Podcast aborda desafios da educação inclusiva
Com foco na disseminação de conhecimento e no debate sobre temas relevantes para o ensino superior, a ABMES lançou o primeiro episódio de 2025 do podcast "E por falar em educação". O programa abordou os desafios enfrentados por estudantes com altas habilidades ou superdotação na educação inclusiva. O episódio contou com a participação de Celso Niskier, Amábile Pacios e Suely Menezes, que analisaram as diretrizes do Conselho Nacional de Educação (CNE) e o parecer 51/2023, discutindo as necessidades educacionais desses estudantes no Brasil. O conteúdo está disponível nas principais plataformas de áudio e no site da ABMES.
Prêmio ABMES de Jornalismo – 8ª edição
Uma das iniciativas mais reconhecidas da entidade, o Prêmio ABMES de Jornalismo, chega à sua 8ª edição em 2025 com novidades. O prêmio deste ano traz a categoria especial Jornalismo Universitário, além de duas menções honrosas. Jornalistas que produzem conteúdo sobre ensino superior podem se inscrever até 13 de junho, com trabalhos publicados entre 29 de junho de 2024 e 13 de junho de 2025. A premiação contemplará materiais nas modalidades de vídeo, áudio e texto.
Perspectivas para 2025
Com essas ações em fevereiro, a ABMES reforça seu papel como protagonista no debate sobre a qualidade e o futuro do ensino superior no Brasil. O ano promete ser marcado por discussões estratégicas, novos projetos e parcerias que buscam fortalecer as instituições de ensino superior privadas, garantindo melhor formação e inserção profissional para os estudantes.