O Prêmio Nacional de Gestão Educacional & Prêmio Gestor Educacional do Ano (PNGE) realizou a sua 5ª edição em 2012 com recorde de inscrições. Aproximadamente 100 instituições de ensino enviaram seus projetos para possibilidade de premiação e 70 profissionais indicaram renomados gestores educacionais. O PNGE melhora a cada ano e se destaca cada vez mais como umas principais premiações no segmento de Gestão Educacional no Brasil, já tendo premiado mais de 70 cases de sucesso. A entrega deste ano ocorreu nos dias 28, 29 e 30 de março, no Hotel Maksoud Plaza, durante o GEduc 2012.
A comissão avaliadora analisou criteriosamente as indicações para o Prêmio Gestor Educacional do Ano e concedeu o troféu na categoria do Ensino Superior ao senhor Marco Antonio Laffranchi, membro do Conselho da Kroton Educacional, que possui uma gestão marcada pela inovação no ensino à distância, possibilitando o acesso e democratização à educação. No Ensino Básico, o grande vencedor foi o Rogério Francisco Caldas Anele, diretor administrativo do Colégio Anchieta, que conseguiu reverter positivamente o resultado financeiro e melhorar o clima organizacional da sua instituição.
O Prêmio Nacional de Gestão Educacional obteve uma avaliação muito competitiva, devido ao grande número de inscrições recebidas. Com base nos critérios do regulamento, os troféus Ouro da categoria Gestão Acadêmica, foram entregues à Rede Salesiana de Escolas, com a prática: Avaliação Institucional - um caminho de transformação e transparência na formação acadêmica, atitudes e valores, do Ensino Básico, e ao Centro Universitário FECAP, da Educação Superior, com a prática: Programa de Nivelamento em Português e Matemática.
A PUC-PR (ensino superior) e a Fundação Torino (ensino básico) ganharam na categoria Responsabilidade Social com os respectivos trabalhos: Trote Solidário e Atentado Poético. A Unisinos venceu com a prática: Redefinição do modelo e dos processos de relacionamento e atendimento, com foco no aluno, na categoria Relacionamento com os Clientes das IES.
A Estácio (ensino superior), com a prática: Programa de Incentivo à Qualificação Docente, e o Colégio Anchieta (ensino básico), com o projeto: Desenvolvendo Pessoas para Atingir Resultados Eficazes, receberam os troféus da categoria Gestão de Pessoas / Administrativo.
As realizadoras deste grande prêmio, CONFENEN – Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino, ABMES – Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior, ANACEU – Associação Nacional dos Centros Universitários, ABRAFI - Associação Brasileira das Mantenedoras das Faculdades Isoladas e Integradas e HUMUS parabenizam os ganhadores e agradecem a todos os inscritos por contribuírem na disseminação de boas práticas relacionadas à gestão educacional ao premiar instituições e dois profissionais que realizam ações inovadoras e que possuem êxito na melhoria da qualidade de seus processos acadêmicos.
Como vencedoras Prata tivemos as seguintes instituições: Certus – Colégio Regular e Técnico, FACID - Faculdade Integral Diferencial, Escola da Colina, FESP - Fundação de Ensino Superior de Passos, Colégio Mackenzie Tamboré, UniCEUB - Centro Unversitário de Brasília e UNICEL - Faculdade Literatus.
Agradecemos também às empresas TOTVS, Ticket, Sistema Ético de Ensino, Seven Idiomas, Editora Segmento, FTD Sistema de Ensino, Grupo Pimpão e Grupo A que presentearam os vencedores Ouro e os vencedores Prata com excelentes brindes durante a cerimônia de premiação do PNGE 2012.
Os projetos vencedores Ouro estão disponíveis para download no site: www.humus.com.br/pnge onde, em breve, estarão abertas as inscrições do PNGE 2013.
