Detalhe

Unama receberá Menção Honrosa pelo "Programa Benevides em foco"

11/05/2012 | Por: Imprensa/Unama | 1794

A edição 2011 do Prêmio Top Educacional especial em comemoração aos 30 anos da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) agraciará à Universidade da Amazônia – Unama com Menção Honrosa pelo “Programa Integrado Município Sustentável – Benevides em foco”, no dia 3 de setembro, em Brasília. Em dois anos de atuação, o programa desenvolveu mais de 30 ações de extensão nas mais diversas áreas de conhecimento. A universidade receberá placa e diploma alusivos e a publicação do projeto em forma de artigo, na revista ABMES Cadernos.

Para a professora Ana Maria Vasconcelos, uma das coordenadoras do programa, o prêmio representa o reconhecimento das ações da universidade com a sociedade. “O papel de uma universidade vai além da formação de recursos humanos. A pesquisa, prestação de serviços, promoção da cultura e a preocupação com o uso, apropriação e gestão dos recursos naturais devem ser também importantes preocupações de uma universidade. O programa é tudo isso e o prêmio é, assim, o reconhecimento de que estamos cumprindo o nosso mais amplo papel como Instituição de Ensino”, afirma a professora.

Inovação

Em outra perspectiva, o prêmio concebe, também, o reconhecimento de que a universidade é uma instituição inovadora em ensino, pesquisa e extensão. A ABMES distingue, com a premiação, que o significado de “integração” proposto pelo programa não é só uma alusão. É, na prática a integração de ensino, pesquisa e extensão, de graduação e pós-graduação, de diferentes cursos e disciplinas e, principalmente, da parceria universidade-sociedade-governo e a iniciativa privada.  

A Comissão Julgadora do Prêmio Top Educacional Mário Palmério a analisou diversos projetos acadêmicos e pesquisas de todas as regiões do Brasil. “Em junho o programa completa dois anos de ações em Benevides e o ganho é para ambas as partes. A Unama ganha por ter um lócus específico para geração e aplicação de conhecimentos. Benevides tem sido o espaço para a realização de dissertações de mestrado, TCCs, estágio e outros trabalhos, inclusive de disciplinas, o que faz com que seus professores e alunos aprendam no dia a dia, na prática. E mais, o município ganha, por sua vez, por ter acesso a conhecimentos e serviços técnicos, científicos e culturais”, destaca a professora.

A Unama coloca a disposição de Benevides toda a sua capacidade instalada. São mais de 30 ações de extensão nas mais diversas áreas de conhecimento (saúde, educação, assistência social, administração, serviço social, dentre outros), além de diagnósticos e pesquisas de interesse do município. Por exemplo, está em fase final do diagnóstico social municipal que será entregue ainda este mês.