Durante o V Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular, realizado em Natal/RN nos dias 14, 15 e 16 de junho, o Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular lançou a proposta de implantação do projeto tutor universitário. O piloto, anunciado por Gabriel Mario Rodrigues, presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) e secretário executivo do Fórum, propõem que um universitário de cada instituição de ensino superior atenda uma turma de 20 alunos do ensino médio com monitoria em português e matemática.
De acordo com Gabriel Mario Rodrigues, tomando como base o número atual de cerca de 5 milhões de estudantes universitários no Brasil, se apenas 1% aderir ao projeto, serão 50 mil tutores atendendo ao todo 1 milhão de alunos do ensino médio. Os benefícios do projeto seriam inúmeros e não apenas pelo reforço escolar. Ganha a instituição de ensino superior, com prestígio na comunidade, reconhecimento do MEC além do ingresso de alunos mais preparados. Para os universitários, as vantagens são experiência profissional e prestação de serviço comunitário. E ganha também o país, com universitários mais preparados.
A sugestão teve boa aceitação dos presentes no evento. Segundo Gabriel, o Fórum irá dar continuidade às providências para que a parceria seja estabelecida de modo a viabilizar o projeto. Ele informou ainda que será apresentada uma proposta ao Senado para que seja aprovada uma lei que dê prioridade a esses universitários no critério de desempate em concursos públicos.
O V Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular tem como tema central os desafios do ensino superior no Brasil. O encontro conta com a participação de especialistas e a presença de representantes da área educacional em todo país, com cerca de 300 conferencistas. O evento é também acompanhado ao vivo pela internet (www.abmes.tv.br), com acessos de todas as regiões do Brasil, além de países como Canadá, EUA, Inglaterra e Chile.
