Detalhe

ABMES entrega prêmio Top Educacional nas comemorações de 30 anos

22/08/2012 | Por: ABMES | 2102

Ensino, pesquisa, extensão, inovações curriculares, avaliações institucionais, modelos de gestão, inclusão social e proteção ao meio ambiente. Estes são alguns dos temas pelos quais passam as propostas destacadas pelo Prêmio Top Educacional Professor Mário Palmério, que já está em sua 19ª edição. Criado pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), o objetivo do prêmio é reconhecer e valorizar os trabalhos desenvolvidos pelas universidades, faculdades e centros universitários.

O presidente da ABMES, Gabriel Mario Rodrigues, ressalta a importância da premiação ao colocar em destaque o que está sendo produzido no dia a dia das instituições de ensino superior. “O Top Educacional apresenta essas boas iniciativas e trabalhos. As instituições se empenham muito em mostrar bons resultados e é importante que todos conheçam essas produções para que elas sirvam, quem sabe, como um exemplo a ser seguido”, aponta.

Premiação da 19ª edição

Em 2011, a instituição vencedora do Top Educacional foi a Faculdade de Direito de Vitória (FDV), com o projeto Olimpíada Jurídica. A coordenadora do projeto, professora Paula Castello Miguel, irá receber o prêmio de R$ 30 mil durante o jantar de comemoração dos 30 anos da ABMES, a ser realizado no próximo dia 3 de setembro, em Brasília.

Na ocasião, será formalizado pessoalmente ainda o convite do reitor Ignacio Sánchez Díaz, da Pontifícia Universidade Católica do Chile, para apresentação do projeto no principal evento sobre gestão educacional da América Latina – o encontro Jornadas de Gestão Universitária. A autora do projeto terá as despesas para participação no evento, em janeiro de 2013, custeadas pela Ellucian, parceira da ABMES na premiação e líder mundial de serviços e soluções de tecnologia.

Durante o jantar de aniversário da ABMES também serão entregues pelo prêmio Top Educacional duas menções honrosas para as seguintes instituições: Universidade de Fortaleza, pela iniciativa “Mediação escolar incluindo jovens e fortalecendo líderes pelo diálogo”, e para a Universidade da Amazônia, pelo programa integrado – “Município sustentável: Benevides em Foco”.

Outras três propostas foram destacadas pela comissão julgadora do prêmio e receberão certificados de reconhecimento. São elas a Universidade de Fortaleza (projeto “Integração Direito, Arte e Cultura como metodologia de ensino jurídico para a aprendizagem significativa: uma transformação dos espaços em formação acadêmica e cidadã”), Faculdade Vale do Gorutuba (“Banco de ações solidárias”) e Universidade do Oeste Paulista (“Dançando no escuro”).

Olimpíada Jurídica

Segundo a coordenadora do projeto Olimpíada Jurídica, Paula Miguel, receber o Prêmio Top Educacional Professor Mário Palmério é uma satisfação pelo reconhecimento do trabalho feito. “É uma alegria muito grande, especialmente quando percebemos a alta qualidade dos outros trabalhos. Certamente é um grande incentivo para continuarmos usando a criatividade e implementando propostas inovadoras”, afirma Paula.

Ainda de acordo com a coordenadora, desenvolver um projeto com uma equipe qualificada e motivada, “torna o trabalho possível e prazeroso”. E esse tipo de projeto, dinâmico e que vai além da teoria, ajuda o aluno a aprender mais, de acordo com a premiada. “O aluno precisa de muito mais do que o conhecimento do Direito, precisa saber colocá-lo a serviço de um caso e defender sua posição perante uma banca que é bastante exigente. Os casos da Olimpíada exigem sempre uma tomada de decisão. Esse para mim é o grande diferencial da Olimpíada”, explica a professora da FDV.

Para o futuro, a coordenadora da Olimpíada Jurídica deseja que mais projetos sejam reconhecidos e que a educação brasileira continue evoluindo. “Sonho com um dia em que os profissionais da educação tenham condições de trabalho adequadas. Tenho certeza que há grandes ideias, pessoas capacitadas e comprometidas, mas poucas escolas, sejam elas do nível que for, que oferecem aos seus profissionais condições de implementá-las. Sei que os profissionais que trabalham na FDV hoje são privilegiados nesse aspecto”, finaliza a vencedora do Prêmio Top Educacional 2011.

O resumo das propostas vencedoras e outras informações sobre o prêmio podem ser conferidos no endereço http://top.abmes.org.br.