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Enem e sistema norte-americano são foco de encontro

22/08/2012 | Por: Inep | 1473

Ao abrir o seminário "Acesso ao Ensino Superior no Brasil e nos EUA: o ENEM e o SAT", o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Luiz Cláudio Costa, destacou as semelhanças e diferenças entre os sistemas de acesso nos dois países. No auditório da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), o evento promovido pelo Inep entre os dias 21 e 22/8 trouxe a Brasília representantes do College Board, organização norte-americana fundada há mais de um século, que realiza exames para admissão às universidades nesse país.

College Board realiza o Scholastic Assessment Test (SAT), exame aceito por 4 mil universidades dos Estados Unidos. Assim como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), um dos objetivos do SAT é oferecer as mesmas oportunidades de acesso a alunos de todas as origens. Entre as diferenças dos dois sistemas, está o fato de que o SAT se encontra voltado para as próprias universidades, com o objetivo de endereçar a elas alunos bem preparados.

"O Enem vai além disso", ressaltou o presidente do Inep. "No Brasil, o problema do ensino superior não está apenas no ensino superior. Temos que ter um compromisso com a educação básica de qualidade e para ela desenvolver políticas públicas adequadas", acrescentou. Outra diferença é relacionada à metodologia de elaboração das provas: nos Estados Unidos, o College Board contrata empresas para isso. O Inep faz chamada pública e seleciona formuladores e especialistas acadêmicos para compor seu banco de itens.

Na terça-feira, 21/8, os membros do College Board, Judith Hegedus, diretora executiva; Steve Kotten, diretor do SAT; e Julie Linn, diretora internacional, tiveram uma reunião técnica no Inep. O diálogo Inep-College Board foi iniciado durante a visita da Presidenta Dilma Rousseff a Washington em abril, quando o presidente do Inep, Luiz Cláudio Costa participou do seminário Brazil-US Partnership for the 21st Century, promovido pela Câmara de Comércio americana.

No auditório do CNTC, dia 22/8, Judith Hegedus também abordou as diferenças no sistema norte-americano, mas destacou o apoio à iniciativa do Brasil de aperfeiçoar o Enem e se colocou à disposição para discutir e compartilhar experiências. "A cada ano, auxiliamos a transição de mais de 7 milhões de alunos para a universidade. No sentido de promover a democratização do ensino, apoiamos as iniciativas do Inep de dar transparência e consistência ao ingresso dos alunos brasileiros no ensino superior", disse a diretora do College Board.

"O ensino superior é importante em nosso país e além de nossas fronteiras. Garantir que todos os estudantes tenham iguais oportunidades de acesso é fundamental para o sucesso do país", frisou Luiz Cláudio Costa. Ele lembrou as possibilidades de cooperação entre os países, por exemplo, com o programa Ciência sem Fronteiras, que proporciona o acesso a universidades em todo o mundo.

A diretora executiva do College Board, Judith Hegedus, esteve em Brasília acompanhada do diretor do SAT, Steve Kotten, e da diretora internacional Julie Linn. Também estiveram presentes no evento os presidentes do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub), Ricardo Motta, da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Carlos Maneschy; da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), Gabriel Mário Rodrigues; o vice-presidente da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc), Marcelo Ferreira Lourenço, e o representante da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), Carlos Alberto P. da Silva.