A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), uma das maiores entidades de representação da educação no país, está completando 30 anos de atividades e para comemorar essas três décadas de trabalho será realizada uma Sessão Especial no Plenário do Senado Federal, no próximo dia 3 de setembro, às 11h. A sessão foi requerida pelo senador Cristovam Buarque (PDT/DF) em reconhecimento aos projetos e esforços desenvolvidos pela ABMES na área acadêmica e no âmbito político.
O requerimento foi assinado também pelos senadores Ana Amélia (PP/RS), Martha Suplicy (PT/SP), Flexa Ribeiro (PSDB/PA), Rodrigo Rollemberg (PSB/DF) e Valdir Raupp (PMDB/RO).
Para o presidente da ABMES, Gabriel Mario Rodrigues, os 30 anos da instituição é um momento de grande relevância que deve ser celebrado, assim como a homenagem no Senado. “Neste país, que muito precisa ser feito para se igualar às grandes potências mundiais da Educação, o caminho ainda está por abrir. Não podemos parar. Mas comemorar o que a ABMES conseguiu até aqui e brindarmos orgulhosos pela motivação de seguir adiante, não pode esperar mais; deve ser agora”, afirma Gabriel.
Na Sessão Especial, estarão presentes, além do presidente da ABMES, os ex-presidentes Candido Mendes e Édson Franco e os membros da diretoria da instituição. Os participantes do evento serão contemplados com a publicação “ABMES 30 anos – Memorial comemorativo”, um livro que conta a história e criação da entidade, com entrevistas, depoimentos, fotos e lembranças dessas três décadas dedicadas ao desenvolvimento da educação brasileira.
A Associação do ensino superior
Ao longo desses 30 anos, a ABMES tem se consolidado como referência em debates educacionais e estudos sobre o ensino superior. Todo mês, a instituição organiza seminários com o objetivo de auxiliar as faculdades, universidades e centros universitários e sanar as dúvidas na área da educação, sempre com temas atuais e que dão suporte para o crescimento de seus associados – cerca de 300 mantenedoras e mais de 500 mantidas.
Além disso, a ABMES desempenha papel de destaque na elaboração de documentos que fundamentam propostas a serem encaminhadas aos órgãos governamentais no que se refere à elaboração de políticas para o ensino superior. Neste campo, fez história ao atuar nos processos de discussão da Comissão Nacional de Reformulação da Educação Superior, no governo José Sarney; da Constituinte; da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e dos planos de governo de Fernando Collor de Mello, Fernando Henrique Cardoso, Luís Inácio Lula da Silva e, mais recentemente, de Dilma Rousseff. Destaca-se também a permanente contribuição ao aperfeiçoamento das propostas para o Fundo de Apoio ao Estudante do Ensino Superior (Fies) e do Programa Universidade para Todos (ProUni).
Um dos maiores reconhecimentos que a entidade recebeu foi o Prêmio Darcy Ribeiro, outorgado pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, em 25 de novembro de 2009.
