Detalhe

ABMES é eleita para receber Prêmio Barão de Mauá - Educação 2012

05/12/2012 | Por: ABMES | 2094

A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) foi escolhida, em razão de seus 30 anos de serviços prestados à educação, para receber o Prêmio Barão de Mauá – Educação 2012. O presidente do Conselho Empresarial de Educação da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) – entidade que promove o prêmio –, professor Celso Niskier, esteve em Brasília na terça-feira, 4 de dezembro, para entregar oficialmente ao presidente da ABMES, Gabriel Mario Rodrigues, a Carta Convite. A solenidade de premiação está agendada para o dia 12 de dezembro, na sede da ACRJ, no Rio de Janeiro.

O anúncio do prêmio foi feito durante a cerimônia da ABMES para a entrega do Prêmio Milton Santos de Educação Superior, que contou com uma conferência do Ministro Ayres Britto. “Num dia de tantas homenagens, venho prestar mais uma homenagem, agora à ABMES, escolhida para receber este prêmio que foi criado para estimular o empreendedorismo em educação, muito bem colocado aqui pelo ministro como sendo um dos espíritos da Constituição”, disse Niskier no ato de entrega da carta.

Para Gabriel Rodrigues, o recebimento de um prêmio é sempre um indicativo de que se está percorrendo o caminho correto. “A ABMES chega aos seus 30 anos com o mérito de ter contribuído para as instituições de ensino superior, para os estados em que atuam e para a educação como um todo. E ainda com a missão de seguir atuando mais intensamente em defesa do setor pelos próximos anos”, afirmou o presidente da entidade.

A Associação concorreu ao prêmio com a proposta ABMES - 30 anos de serviços prestados ao desenvolvimento educacional do país. O material apresenta o memorial comemorativo das três décadas da entidade, que relata as principais atividades e conquistas em torno da educação superior ao longo de sua trajetória.

Prêmio Barão de Mauá – Educação

O Prêmio Barão de Mauá de Educação é voltado a escolas ou organizações que tenham sede ou atividades no Rio de Janeiro e a personalidades que tenham desenvolvido ações de forte impacto na educação do estado. A ABMES, uma entidade que abrange instituições de todo o Brasil, tem grande representatividade no Rio de Janeiro. Cerca de 10% das mantenedoras e mantidas associadas à ABMES são fluminenses.

Além da ABMES, o prêmio prestigia outros dois vencedores: a Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, pelo programa Dupla Escola, e a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, pelo projeto Educopédia. Recebeu ainda menção honrosa o projeto Quarteirão de Leitores, do Ginásio Experimental Carioca Princesa Isabel.

Em 2011, ano de estreia do prêmio, os vencedores foram a Secretaria Municipal de Educação do Rio, o Centro Integrado Empresa Escola (CIEE) – pelo projeto Aprendiz Legal – e o Instituto Unibanco – por projeto voltado para o ensino médio. O prêmio, que está em sua 2ª edição, pretende seguir dando destaque a trabalhos de empreendedorismo educacional que sejam julgados os mais relevantes.

Leia também ABMES homenageia nomes importantes para a educação brasileira em entrega do Prêmio Milton Santos