Detalhe

Prêmio Top Educacional incentiva ações inovadoras do ensino superior

20/03/2013 | Por: ABMES | 1234

A Associação Brasileira de Mantenedores do Ensino Superior (ABMES) está com inscrições abertas para a 20ª edição do Prêmio Top Educacional Professor Mário Palmério. Voltado para iniciativas desenvolvidas por professores, alunos ou colaboradores vinculados às Instituições de Ensino Superior (IES), a premiação tem como objetivo identificar e divulgar as práticas sociais das universidades, centros universitários e faculdades do Brasil. As inscrições podem ser feitas até o dia 29 de maio.

De natureza democrática, o prêmio é aberto à participação de IES particulares e públicas, associadas ou não à ABMES. O coordenador da melhor iniciativa ganhará R$ 7 mil. Caso sejam concedidas menções honrosas, cada projeto receberá R$ 2,5 mil.

Podem concorrer ao prêmio propostas inovadoras que já tenham sido executadas e apresentado resultados comprovados na vida institucional, com reflexos importantes em sua área de abrangência. Os participantes devem apresentar projetos nas áreas de pesquisa e extensão; inovações curriculares na graduação, pós-graduação e nos cursos sequenciais; avaliação institucional; modelos de gestão; iniciativas promotoras de inclusão social e de proteção ao meio ambiente.

De acordo com Cecília Horta, diretora acadêmica da ABMES, o sucesso do Prêmio Top Educacional demonstra, cada vez mais, a originalidade dos projetos, a criatividade dos coordenadores e o fortalecimento da articulação entre direção, professores, alunos e pessoal administrativo, além dos benefícios para a renovação dos currículos e para o desenvolvimento de ações com a comunidade. “A participação de projetos de qualidade reforça a crença nas possibilidades do ensino superior particular”, diz.

Cecília Horta ressalta que a relação da ABMES com os coordenadores das ações é muito gratificante, tanto para a associação quanto para as IES, por proporcionar a oportunidade de os projetos alcançarem mais visibilidade. “As propostas são amplamente divulgadas para o setor educacional por meio dos artigos publicados no ABMES Cadernos. Isso possibilita que a iniciativa se torne referência para a comunidade acadêmica e possa ser adaptada para a realidade da sociedade”, afirma.

Última edição

Anualmente, dezenas de projetos concorrem ao Prêmio Top Educacional, que já integra o calendário acadêmico das IES. Na última edição, a proposta vencedora foi a Olimpíada Jurídica, coordenada pela professora Paula Castello Miguel, diretora acadêmica da Faculdade de Direito de Vitória (FDV), no Espírito Santo. A Olimpíada busca estimular o estudo do Direito e aperfeiçoar o uso de tecnologia pedagógica que permite a interação entre as instituições de ensino superior do Brasil. A iniciativa tem conseguido envolver centenas de alunos, de até 17 estados da Federação, distribuídos entre as mais diversas IES, públicas e particulares.

Paula Castello diz que o incentivo da ABMES tem um valor especial, pois a partir do reconhecimento em 2012, o projeto ganhou destaque em todo o país. “Receber o Prêmio Top Educacional foi muito importante para a FDV e para a Olimpíada Jurídica”. Segundo a coordenadora, essa é uma forma de socializar boas experiências. “Conhecemos iniciativas fantásticas que já ganharam o Top. Saber que nossa proposta mereceu tal premiação é muito importante. O prêmio aumentou nossa visibilidade e credibilidade”, conclui. 

Participe do prêmio

As inscrições são gratuitas e vão até o dia 29 de maio. Para ter sua proposta reconhecida pelo Prêmio Top Educacional Mário Palmério, acesse o site www.top.abmes.org.br e consulte o regulamento.

As instituições poderão concorrer com mais de um projeto. A proposta deve apresentar de maneira clara e objetiva o problema enfrentado, a explicação da alternativa utilizada para a solução e a descrição dos resultados alcançados com a sistemática adotada.

O Patrono

O prêmio Top Educacional foi criado em dezembro de 1992, pelo então presidente da ABMES, Édson Raymundo Pinheiro de Souza Franco. Em 1997 passou a ser denominado Prêmio Top Educacional Professor Mário Palmério, em homenagem ao fundador da Universidade de Uberaba, falecido em 1996. Palmério era educador, político, músico, diplomata e escritor. São de sua autoria as obras Vila dos Confins e Chapadão do Bugre. Em 1969, o professor assumiu a vaga de Guimarães Rosa na Academia Brasileira de Letras.

Há 20 anos, diversos projetos de metodologias e protótipos, incentivados e reconhecidos pela premiação da ABMES, foram posteriormente patenteados e/ou considerados referências para outras instituições de ensino.