A Assembleia Geral da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) elegeu nesta terça-feira, 7 de maio, os membros da diretoria responsável por sua gestão durante o triênio 2013/2016. Gabriel Mario Rodrigues assume pelo quarto mandato consecutivo o comando da entidade e Carmen Luiza da Silva, Getúlio Américo Moreira Lopes e José Janguiê Bezerra Diniz compõem a vice-presidência da Associação.
A nova administração tem o desafio de amplificar a voz ao ensino superior particular e assim corresponder às expectativas de seu quadro de associados, na medida em que marca a sua presença no cenário nacional por meio de uma contribuição decisiva nas discussões e no encaminhamento de grandes temas pertinentes ao desenvolvimento da educação.
Há três décadas a Associação luta para que o setor particular de ensino tenha participação nas decisões do Ministério da Educação (MEC), principalmente nas tomadas de decisões que envolvem a educação superior. “Essa importante aproximação resultou em uma grande mudança no cenário da educação superior. A ABMES, por sua representatividade entre as instituições, é a entidade que proporciona essa articulação junto ao nosso órgão regulador [MEC]”, conclui Carmen.
Oferecer ensino superior de qualidade é prioridade para o corpo de gestores que compõe a ABMES. No entanto, especialistas analisam que o conceito de qualidade é subjetivo, sobretudo quando se toma por parâmetro as avaliações do MEC, que representam verdadeiros gargalos para as instituições de ensino.
Eduardo Franco, membro do Conselho Fiscal, ressalta que o sistema de avaliação do Ministério da Educação nasceu de uma expectativa de criar medidores nacionais para todas as instituições de ensino superior (IES). Entretanto, num país de dimensões continentais e com um sistema educacional heterogêneo, ele acredita que o modelo não atende à diversidade das IES. “Além disso, uma boa avaliação deve levar em conta a perspectiva do avaliado: o que ele aprendeu, o que desenvolveu, o que não conseguiu desenvolver, o que não concorda em desenvolver bem como a visão da instituição e da comunidade na qual a IES comunga valores e necessidades”, acrescenta. Franco aponta que tudo isso faz parte de um processo que pressupõe ainda as questões políticas e administrativas, ainda que estejam fora do campo estritamente educacional. “Uma coisa é política de avaliação do MEC; outra é a avaliação das instituições por outros mecanismos que não são aqueles de parametrização nacional”, alerta.
O diretor-geral da ABMES, Fabrício Vasconcellos Soares considera o sistema antagônico. “O processo de avaliação é ineficiente para qualificar as instituições de ensino e prejudica, principalmente, as Pequenas e Médias Instituições de Ensino Superior – PMIES”, aponta.
Encontrar subsídios para que as PMIES se mantenham no cenário educacional é uma das preocupações do presidente reeleito. Para Gabriel é preciso reconhecer a importância dessas instituições para o setor. Segundo ele os desafios que permeiam as pequenas IES são tão grandes quanto a sua representatividade para o segmento. Portanto, dar voz a elas será uma das prioridades de sua nova gestão. “O sentido de uma associação é defender o direito de todos os seus associados. A grande questão é conseguir que o Estado conheça os problemas das PMIES. Vamos trabalhar pra isso”, afirma.
Desde 2004, Gabriel Mario Rodrigues preside com louvor a ABMES. Sua prioridade é contribuir para que o ensino superior particular se torne referência em todas as áreas produtivas do Brasil.
Veja quem assume
Presidente:
Gabriel Mario Rodrigues
Rede Brasileira de Educação a Distância
1º Vice-presidente:
Carmen Luiza da Silva
Sociedade Civil Tuiuti Ltda
2º Vice-presidente financeiro
Getúlio Américo Moreira Lopes
Centro de Ensino Unificado de Brasília
3º Vice-presidente financeiro
José Janguiê Bezerra Diniz
Ser Educacional S/A
Conselho da Presidência
Titulares
Candido Mendes de Almeida - Sociedade Brasileira de Instrução
Édson Raymundo Pinheiro Franco - Centro de Estudos Avançados do Pará
Vera Gissoni - Centro Educacional de Realengo
Therezinha Cunha - Instituto Superior de Ensino Celso Lisboa
Paulo Antônio Gomes Cardim - Febasp Associação Civil
Antonio Carbonari Netto - Anhanguera Educacional
Celso Niskier- Associação Carioca de Ensino Superior
Jouberto Uchôa Mendonça - Sociedade de Educação Tiradentes S/S Ltda
Valdir Lanza – UNIBR-União Brasileira Educacional
Wilson de Mattos Silva - Centro de Ensino Superior de Maringá
Manoel Joaquim Fernandes de Barros Sobrinho - FACS Serviços Educacional Ltda
Suplentes
Fábio Ferreira de Figueiredo - Cruzeiro do Sul Educacional S/A
Eda Coutinho Barbosa Machado de Souza - Centro de Educação Superior de Brasília
Gislaine Moreno - Editora e Distribuidora Educacional Ltda
Alexandre Nunes Theodoro - Fundação de Assistência e Educação
Antonio Colaço Martins - Empreendimento Educacional Maracanaú
Conselho Fiscal
Titulares
Paulo Antônio Lima - Associação Catalana de Educação
Eduardo Silva Franco - Associação Amapaense de Ensino e Cultura
Luiz Eduardo Possidente Tostes - Fundação Educacional Serra dos Órgãos
Custódio Filipe de Jesus Pereira - Associação Santa Marcelina
Débora Cristina Brettas Andrade Guerra - Instituto Bomdespachense Presidente Antonio Carlos
Suplentes
Eliziário Pereira Rezende - Faculdades Pitágoras de Montes Claros
Hiran Costa Rabelo - Centro Educacional Hyarte
Diretoria Executiva
Diretor-Geral: Fabrício Vasconcellos Soares - Unidade Baiana de Ensino Pesquisa e Extensão
Vice-Diretor Geral: Sérgio Fiuza de Mello Mendes - Associação Cultural e Educacional do Pará
Diretor-Administrativo: Décio Batista Teixeira - Inspetoria São João Bosco
Diretor Técnico: Daniel Castanho - Minas Gerais Educação Ltda
Leia mais:
Gabriel Mario Rodrigues fala sobre as expectativas para os próximos anos frente à ABMES
