Há 20 anos, por meio do prêmio Top Educacional, a Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) reconhece propostas inovadoras de alunos e profissionais vinculados a Instituições de Ensino Superior (IES). Ao longo desse período, os coordenadores dos projetos apresentados se mostram verdadeiros agentes transformadores da sociedade e se empenham para tornar reais as ações idealizadas com o objetivo de contribuir para o envolvimento, crescimento e aprendizagem de outras pessoas.
E esse é o ideal do Top, que busca valorizar iniciativas com foco no bem estar comum e, assim, incentivar que novos projetos sejam desenvolvidos no âmbito acadêmico. Tal objetivo tem sido facilmente alcançado pelo Prêmio Top Educacional Professor Mário Palmério, que já integra o calendário das IES.
Os trabalhos enviados anualmente à ABMES têm favorecido a realização de estudos e pesquisas voltados para as questões sociais mais amplas e para o desenvolvimento de alternativas capazes de promover a melhoria da qualidade do ensino. Diversos projetos, metodologias e protótipos foram posteriormente patenteados e/ou considerados referências para outras instituições de ensino.
20º edição
Os interessados em participar da 20ª edição do prêmio têm até o dia 29 de maio para se inscrever. Instituições de todo o país já estão concorrendo com temas variados, que chamam atenção pela criatividade, simplicidade de execução e relevância do que é sugerido. Os projetos abordam questões como a ressocialização de penitenciários, ensino da Constituição Federal para crianças e adolescentes e diversas ações nas áreas de saúde, cidadania e meio ambiente.
De acordo com o regulamento, as instituições podem inscrever uma ou mais propostas. É o caso do Centro Universitário São Camilo – ES. De acordo com o coordenador de Extensão Universitária, Nelson Coimbra, a IES está participando com diversos projetos. Para Coimbra, concorrer ao prêmio gera a expectativa de ter reconhecido o trabalho institucional voltado não só para a formação do aluno como também para sociedade. “O prêmio Top Educacional representa para nossa IES o reconhecimento dos trabalhos extensionistas desenvolvidos, principalmente por ser uma premiação conhecida nacionalmente, oriunda da própria ABMES”, acrescenta Coimbra.
Participe
Para concorrer é preciso ter vínculo institucional com alguma instituição de ensino superior, que pode ser pública ou particular, associada ou não à ABMES. Os formulários de inscrição devem ser preenchidos de acordo com o regulamento, disponível no site do Top (www.top.abmes.org.br). É preciso explicitar detalhadamente o problema a ser tratado, as alternativas utilizadas para a busca de soluções e, principalmente, comprovar os resultados obtidos.
O valor do prêmio pode chegar a R$12 mil, sendo R$7 mil para o projeto vencedor, podendo ser concedidas ainda até duas menções honrosas. Além do valor pago em dinheiro, a ABMES destina uma edição anual do ABMES Cadernos à publicação dos artigos assinados pelos coordenadores das propostas vencedoras. Por meio dessas publicações, as ações ganham visibilidade nas demais IES do Brasil e do exterior. A ABMES dedica também um hotsite com histórico das edições anteriores, projetos vencedores e informações gerais aos interessados.
Histórico
O Top Educacional foi criado em dezembro de 1992, pelo então presidente da ABMES, Édson Raymundo Pinheiro de Souza Franco. Em 1997 passou a ser denominado Prêmio Top Educacional Professor Mário Palmério, em homenagem ao fundador da Universidade de Uberaba, falecido em 1996. Palmério era educador, político, músico, diplomata e escritor. São de sua autoria as obras Vila dos Confins e Chapadão do Bugre. Em 1969, o professor assumiu a vaga de Guimarães Rosa na Academia Brasileira de Letras.
Última edição
A proposta vencedora da 19ª edição foi a Olimpíada Jurídica, coordenada pela professora Paula Castello Miguel, diretora acadêmica da Faculdade de Direito de Vitória (FDV), no Espírito Santo. A Olimpíada busca estimular o estudo do Direito e aperfeiçoar o uso de tecnologia pedagógica que permite a interação entre as instituições de ensino superior do Brasil. A iniciativa tem conseguido envolver centenas de alunos, de até 17 estados da Federação, distribuídos entre as mais diversas IES, públicas e particulares.
Paula Castello diz que o incentivo da ABMES tem um valor especial, pois a partir do reconhecimento em 2012, o projeto ganhou destaque em todo o país. “Receber o Prêmio Top Educacional foi muito importante para a FDV e para a Olimpíada Jurídica”. Segundo a coordenadora, essa é uma forma de socializar boas experiências. “Conhecemos iniciativas fantásticas que já ganharam o Top. Saber que nossa proposta mereceu tal premiação é muito importante. O prêmio aumentou nossa visibilidade e credibilidade”, conclui.
