Até o ano de 2020, a previsão é de que pelo menos 33% da população, com idade entre 18 e 24 anos, tenha acesso ao Ensino Superior, segundo o Plano Nacional de Educação (PNE). Como garantir qualidade e condições adequadas para todos? Este e outros assuntos serão discutidos e avaliados durante o VI Congresso Brasileiro de Educação Superior Particular, em Foz do Iguaçu, no Paraná. O encontro promovido pelo Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular reunirá secretários e técnicos do MEC, além de renomados educadores.
Futuro - A partir do tema "Ensino Superior no Brasil: Construindo Caminhos para o Amanhã", o congresso tem por objetivo fomentar a reflexão sobre a expansão da instrução superior com inclusão social. Até o ano de 2011, apenas 14,8% da população entre os 18 e 24 anos tinha acesso à educação superior, o que revela o enorme esforço que o País precisa realizar para alcançar a meta do PNE.
Dados do último Censo Nacional da Educação Superior (2011) comprovam o papel extremamente importante do setor particular, pois, do total de matrículas de graduação alcançadas – cerca de 6.739.689 –, aproximadamente 73,7%, ou seja, 4.966.374 alunos, estudam em Instituições de Ensino Superior (IES) privadas.
Diante disso, o encontro permitirá ao setor debater temas atuais referentes ao ensino superior brasileiro e analisar perspectivas e alternativas futuras para o segmento. A partir da observação e avaliação das diversas variáveis que impactam a educação atualmente, os participantes buscarão indicadores para traçarem novas estratégias.
Para o Secretário Executivo do Fórum, professor Gabriel Mario Rodrigues, este panorama de metas é um dos aspectos mais importantes do congresso. “Esse é um dos maiores eventos da educação do país, no qual reunimos pessoas renomadas para discutir os mais variados temas de importância para o setor. Espero que o resultado possibilite visualizar como devemos proceder, para alcançar com sucesso o nível de excelência nesta área”, destaca.
De acordo com ele, o setor tem de estar preparado para cumprir seu papel, inclusive socialmente, e vencer obstáculos de diferentes nuances e naturezas que se manifestam no cotidiano das IES. “É este fato que motiva e dá retaguarda para a temática que o encontro propõe discutir, com a expectativa de aplicar as ideias apresentadas nos próximos anos com muita responsabilidade e competência”, conclui Gabriel Rodrigues.
Serviço
VI Congresso Brasileiro de Educação Superior Particular: Construindo caminhos para o amanhã
Data: 6, 7 e 8 de junho, no Mabu Thermas & Resort, em Foz do Iguaçu (PR)
