Detalhe

SERES diz no Congresso de Iguaçu que abrirá novo prazo para credenciamento de cursos no segundo semestre

07/06/2013 | Por: ANUP | 1119

Durante o painel “Regulação, avaliação e supervisão do ensino superior no Brasil: onde estamos e para onde vamos”, discutido nesta sexta-feira, 7 de junho, no Congresso de Foz do Iguaçu/PR, o Secretário da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – SERES, do Ministério da Educação, Profº Jorge Rodrigo Araújo Messias, destacou a evolução dos indicadores de qualidade das IES e cursos.

O Profº Jorge Messias afirmou que as ações de regulação e supervisão do MEC enfrentam “desafios enormes e adversidades grandiosas”. Disse ainda, que os técnicos da secretaria sabem que as IES também enfrentam dificuldades na “defasagem dos alunos desde a educação básica”.

Na ocasião, a Profª Cleonice Mattos, da equipe técnica da SERES, explicou os detalhes e as novidades no calendário de regulação das instituições de ensino superior. A Profª revelou que o MEC irá editar uma portaria no segundo semestre com um novo prazo para credenciamento de cursos.

A Profª detalhou ainda, os motivos dos embargos que estão ocorrendo nas IES por divergências nas informações informadas, por meio do sistema, pelas instituições. Ela destacou a celeridade dos trâmites e informou que, até o momento, 4.370 processos de renovação foram concluídos.

Os participantes, durante o debate, solicitaram ao Secretário a renovação dos indicadores de qualidade dos cursos e das IES. Pediram, ainda, a revisão das diretrizes curriculares, com atualização e deslocando do eixo principal do processo pedagógico da informação uni-direcional professor-aluno para o processo de ensino aprendizagem-participativo.
 
Até sábado, dia 8, cerca de quatrocentos conferencistas participam da sexta edição do Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular. O evento anual, reúne lideranças, educadores e dirigentes de IES particulares de todo o Brasil.