O diretor-executivo da Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), Solón Caldas, participou do seminário O novo papel do IGC e CPC na vida econômica das IES Privadas, no Rio de Janeiro. O evento, realizado no dia 28 de maio, foi promovido pela Santos Jr. Consultoria em parceria com o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Ensino Superior do Rio de Janeiro (Semerj).
A apresentação de Caldas versou sobre “A importância do associativismo e os benefícios da representatividade para as IES”. Em sua abordagem foram demonstradas as ações da ABMES em defesa do setor privado frente o Ministério da Educação, além dos conteúdos, publicações e eventos que a entidade promove. Também foram apresentados alguns dos estudos realizados por seus grupos técnicos e parceiros, ressaltando o compromisso da ABMES de levar mais informação e conteúdos para o desenvolvimento do setor.
Estiveram presentes mais de cinquenta representantes de Instituições de Ensino Superior Privadas do estado do RJ. O publico se mostrou tão envolvido nas discussões propostas por Caldas que o encerramento previsto para as 12hs se estendeu até próximo das 13hs.
A palestra inicial foi proferida pelo Prof. Dr. Américo de Almeida Filho sobre “ENADE e Conceito Preliminar de Curso: como compreender seu desempenho e estratégias de melhoria de resultados para as IES Privadas do Estado do Rio de Janeiro”. Ao tratar deste tema, o palestrante detalhou como se dá o cálculo do CPC e do IGC. Em seguida apresentou um balanço da Região Sudeste, pormenorizando cada estado, com os desempenhos nos dois indicadores e, principalmente, os resultados nos insumos do CPC (ENADE, corpo docente, organização pedagógica e infraestrutura).
Em seguida, o Prof. Dr. Jair dos Santos Júnior abordou “Os impactos do IGC e CPC na vida econômica das IES Privadas”. A palestra foi aberta com a recuperação da história recente e recentíssima sobre a mudança do papel destes indicadores na vida das IES privadas. Foi demonstrado como indicadores que inicialmente eram apenas para selecionar as instituições a receber visitas de comissões de verificação in loco para fins de renovação de reconhecimento, agora são determinantes para a adesão aos programas governamentais, expansão ou retração de vagas e atém mesmo para manutenção do credenciamento de IES e funcionamento de cursos. Santos Júnior também falou sobre os requisitos de desempenho para que as instituições façam a adesão e a mantenham nos programas PROUNI, FIES e recém criado PRONATEC para o ensino superior.
Com informações: Santos Júnior Consultoria
