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Programa de Controle Ambiental é o vencedor da 20ª edição do Top Educacional

02/07/2013 | Por: ABMES | 1177

A Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) divulgou nesta segunda-feira, 1º, o resultado da 20ª edição do prêmio Top Educacional professor Mário Palmério. A escolha do melhor projeto foi feita no dia 28 de junho, na sede da ABMES, em Brasília.  

Neste ano, a comissão julgadora, composta por especialistas do segmento educacional, elegeu por unanimidade o “Projeto Controle Ambiental (PCA)”, desenvolvido pela Universidade de Uberaba (Uniube) – Uberaba/MG, como a melhor iniciativa do ensino superior. A proposta receberá um prêmio, em dinheiro, no valor de R$ 7 mil.

Foram concedidas menções honrosas aos projetos “Educação e Saúde na Descoberta do Aprender”, da Universidade de Fortaleza (Unifor) – Fortaleza/CE e “Esse Rio é Minha Rua”, do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa) – Belém/PA. Cada um receberá R$ 2,5 mil.

Além dos prêmios, as instituições de ensino representadas irão receber placa e diploma alusivos à premiação. A solenidade de entrega acontecerá no dia 2 de outubro, durante jantar de celebração promovido pela ABMES.

Os trabalhos vencedores serão publicados na edição especial do ABMES Cadernos. A publicação tem por objetivo dar amplitude ao projeto e torna-lo conhecido no meio acadêmico, favorecendo a realização de estudos e pesquisas voltados para as questões sociais mais amplas e para o desenvolvimento de alternativas capazes de promover a melhoria da qualidade do ensino. 

Conheça o vencedor

Projeto de Controle Ambiental – Coordenado por Ana Claudia Chesca, a ação teve início em 2004 a partir da preocupação da Universidade de Uberaba (Uniube) em adotar um sistema de Gestão Ambiental atento às práticas ecologicamente corretas e socialmente responsáveis.

As primeiras atividades do Projeto eram dedicadas apenas ao Controle Integrado de Pragas e Vetores. Logo, a iniciativa ganhou amplitude e, hoje, é composto pelo Controle Integrado de Pragas e Vetores (CIPV); Programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS); Programa de Gerenciamento do Controle Microbiológico da Água (PGCMA); Programa de Manutenção de Ar Condicionado (PMAC); Programa do Manejo de Resíduos de Construção Civil (PMRCC) e Programa Universidade Amiga dos Animais (CIPV).   

O PCA constitui na evolução e sofisticação dos conceitos e estratégias humanas de controle de organismos que venham a implicar em algum tipo de prejuízo à saúde humana, animal e ambiental. O Programa se concretiza por meio de implantação de ações e medidas de orientação à comunidade escolar e a todos os colaboradores da Uniube. Ele se estabelece por meio de uma comissão institucionalizada e permanente que representa todos os campi da Instituição. 
 

Menção Honrosa:  

Projeto Educação e Saúde na Descoberta do Aprender
 - Há 12 anos, o projeto, coordenado por Herminia Maria Lima da Silva e Carlos Augusto Fernandes Eufrásio, da Universidade de Fortaleza (Unifor), busca amenizar a dor de crianças, jovens e idosos que se submetem ao tratamento renal, via hemodiálise, vinculando à descoberta do aprender. A iniciativa proporciona aos pacientes a aquisição de conteúdos básicos do ensino fundamental, procurando minimizar a angústia e a ansiedade no decorrer da realização da diálise, bem como promover a socialização do conhecimento.  

 Hoje, o projeto conta com 23 alunos do curso de graduação da Universidade, sendo que 10 deles recebem bolsa. Esses alunos atendem diariamente a três clínicas vinculadas ao Sistema Único de Saúde (SUS): Instituto do Rim, Instituto de Doenças Renais e Policlínica do Rim, contribuindo significativamente para a formação de profissionais de excelência e realização de ideais e sonhos por uma sociedade mais justa e solidária.  
 

Esse Rio é Minha Rua – Desenvolvido pelos alunos do Núcleo Integrado de Empreendedores Juniores do Cesupa, o projeto, coordenado por Ana Luisa Aguilar, atua junto às comunidades ribeirinhas do Bom Jardim e Igarapé do Cabresto, ambas situadas no município de Barcarena/PA e produtoras potenciais de açaí.  

As ações consistem em permitir a venda direta do açaí para potenciais empresas por um preço justo e fortalecer as comunidades beneficiadas, a partir do aproveitamento dos recursos naturais da região de maneira sustentável, potencializando a geração de renda e melhorando a qualidade de vida dos moradores e das futuras gerações.  

Para alcance desses resultados, a metodologia inclui cursos técnicos para a produção, módulos para a gestão dos negócios  individuais, módulos de educação e um acompanhamento constante de saúde, por meio dos atendimentos nutricionais, fisioterápicos, odontológicos, médicos, exames, medicamentos e palestras de como cuidar melhor da saúde da família.

Os módulos desenvolvem conscientização, orientação, treinamento e capacitação, bem como diagnóstico, tratamento e prevenção, com intuito de estruturar as comunidades como um todo, em seus diversos segmentos, de maneira que, ao término do projeto, os moradores tenham condições, saúde e segurança para gerirem os seus negócios de forma ecologicamente correta e estejam prontos para analisar, prever e se adaptar às tendências do mercado.


20ª edição

Há 20 anos, diversos projetos de metodologias e protótipos, incentivados e reconhecidos pela premiação da ABMES, foram posteriormente patenteados e/ou considerados referências para outras instituições de ensino, por meio do prêmio Top Educacional.

O Top foi criado em dezembro de 1992, pelo então presidente da ABMES, Édson Raymundo Pinheiro de Souza Franco. Em 1997 passou a ser denominado Prêmio Top Educacional Professor Mário Palmério, em homenagem ao fundador da Universidade de Uberaba, falecido em 1996. Palmério era educador, político, músico, diplomata e escritor. São de sua autoria as obras Vila dos Confins e Chapadão do Bugre. Em 1969, o professor assumiu a vaga de Guimarães Rosa na Academia Brasileira de Letras.
 

Serviço

Acesse o site (www.top.abmes.br) e saiba mais sobre esses e outros projetos que venceram o Top Educacional ao longo desses 20 anos.