A Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) divulgou no último dia 01 de julho o resultado da 20ª edição do prêmio Top Educacional Professor Mário Palmério. A escolha do melhor projeto foi feita no dia 28 de junho, na sede da ABMES, em Brasília.
O Cesupa recebeu menção honrosa pelo projeto “Esse Rio é Minha Rua”, juntamente com o projeto “Educação e Saúde na Descoberta do Aprender”, da Universidade de Fortaleza (Unifor) – Fortaleza/CE.
Neste ano, a comissão julgadora, composta por especialistas do segmento educacional, elegeu por unanimidade o “Projeto Controle Ambiental (PCA)”, desenvolvido pela Universidade de Uberaba (Uniube) – Uberaba/MG, como a melhor iniciativa do ensino superior.
Além dos prêmios, as instituições de ensino representadas irão receber placa e diploma alusivos à premiação. A solenidade de entrega acontecerá no dia 2 de outubro, durante jantar de celebração promovido pela ABMES.
Publicação - Os trabalhos vencedores serão publicados na edição especial do ABMES Cadernos. A publicação tem por objetivo dar amplitude ao projeto e torná-lo conhecido no meio acadêmico, favorecendo a realização de estudos e pesquisas voltados para as questões sociais mais amplas e para o desenvolvimento de alternativas capazes de promover a melhoria da qualidade do ensino.
O projeto “Esse Rio é Minha Rua” foi desenvolvido pelos alunos do Núcleo Integrado de Empreendedores Juniores (NIEJ) do Cesupa. O projeto, coordenado por Ana Luisa Aguilar, atua junto às comunidades ribeirinhas do Bom Jardim e Igarapé do Cabresto, ambas situadas no município de Barcarena/PA e produtoras potenciais de açaí.
As ações consistem em permitir a venda direta do açaí para potenciais empresas por um preço justo e fortalecer as comunidades beneficiadas, a partir do aproveitamento dos recursos naturais da região de maneira sustentável, potencializando a geração de renda e melhorando a qualidade de vida dos moradores e das futuras gerações.
Para alcance desses resultados, a metodologia inclui cursos técnicos para a produção, módulos para a gestão dos negócios individuais, módulos de educação e um acompanhamento constante de saúde, por meio dos atendimentos nutricionais, fisioterápicos, odontológicos, médicos, exames, medicamentos e palestras de como cuidar melhor da saúde da família.
Os módulos desenvolvem conscientização, orientação, treinamento e capacitação, bem como diagnóstico, tratamento e prevenção, com intuito de estruturar as comunidades como um todo, em seus diversos segmentos, de maneira que, ao término do projeto, os moradores tenham condições, saúde e segurança para gerirem os seus negócios de forma ecologicamente correta e estejam prontos para analisar, prever e se adaptar às tendências do mercado.
20ª edição - Há 20 anos, diversos projetos de metodologias e protótipos, incentivados e reconhecidos pela premiação da ABMES, foram posteriormente patenteados e/ou considerados referências para outras instituições de ensino, por meio do prêmio Top Educacional.
O Top foi criado em dezembro de 1992, pelo então presidente da ABMES, Édson Raymundo Pinheiro de Souza Franco. Em 1997 passou a ser denominado Prêmio Top Educacional Professor Mário Palmério, em homenagem ao fundador da Universidade de Uberaba, falecido em 1996. Palmério era educador, político, músico, diplomata e escritor. São de sua autoria as obras Vila dos Confins e Chapadão do Bugre. Em 1969, o professor assumiu a vaga de Guimarães Rosa na Academia Brasileira de Letras.
