O livro Governança em Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Inovação (EC-CTI) na Amazônia, lançado em 2011, recomenda que mais brasileiros estudem, pesquisem e publiquem sobre a Amazônia, tendo em vista que 70% das publicações sobre a região são estrangeiras.
Os autores Marcos Formiga e Marcondes M. de Araújo ressaltam que nacionalizar a produção do conhecimento sobre a Amazônia brasileira é uma forma de expandir os produtos e serviços do maior Polo Industrial do País (Polo de Manaus).
A obra é fruto de estudos sobre a realidade socioeconômica e desenvolvimento realizado no âmbito do programa Pró-Amazônia, com o objetivo de buscar, na região, as bases da cultura e do sistema educacional, apresentando um breve panorama do ensino superior e seus desdobramentos em Ciência, Tecnologia e Inovação.
De acordo com Edilson Baldez, coordenador da ação Pró-Amazônia, o livro não dá uma resposta definitiva às questões, mas acrescenta à reflexão regional um pensamento genuinamente brasileiro a fim de resolver problemas também de caráter universal. “A racionalidade de gestão pode aglutinar fatores críticos do desenvolvimento, cujo tratamento isolado distancia e dificulta as soluções”, afirma Baldez.
As mantenedoras associadas à ABMES receberão gratuitamente um exemplar gentilmente doado pelos autores que almejam ter sua obra socializada no espaço das bilblotecas da instituições de ensino superior do país.
Sobre os autores
Marcos Formiga – Atua há três décadas em áreas de Economia Regional e Educação Internacional, C&T, e Educação Aberta e a Distância.
Marcondes M. de Araújo – Engenheiro Civil, pós-graduado em Formação Pedagógica, M.Sc em Tecnologia de Meio Ambiente e, desde 2002, é analista pleno em Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
