Detalhe

Projeto da Universidade Fumec é o vencedor do Prêmio Top Educacional da ABMES

21/02/2011 | Por: ABMES | 5565

O projeto “Rede Produtiva de Design e Artesanato no Aglomerado da Serra”, apresentado pela Universidade Fumec – Belo Horizonte/MG, foi eleito o vencedor do Prêmio Top Educacional Professor Mário Palmério 2010. Sob coordenação da professora Natacha Silva Araujo Rena, a proposta consiste na formação de uma rede criativa e produtiva em um conjunto de vilas e favelas de Belo Horizonte, por meio da reaplicação da tecnologia social que foi desenvolvida a partir de um projeto da iniciativa extensionista do Curso de Design da Universidade. 

O Prêmio Top Educacional é concedido anualmente pela Associação Brasileira de Mantenedores de Ensino Superior (ABMES) às instituições de ensino superior, associadas ou não à ABMES, que apresentam propostas inovadoras, com resultados comprovados, em uma ou mais das seguintes áreas: ensino, pesquisa e extensão; inovações curriculares na graduação, pós-graduação e nos cursos seqüenciais; avaliação institucional; modelos de gestão; iniciativas promotoras de inclusão social e de proteção do meio ambiente.

A Comissão Julgadora dos projetos se reuniu na sede da ABMES no dia 17 de fevereiro e conferiu ainda Menções Honrosas a outras duas propostas de destaque, ambas apresentadas pela Universidade de Fortaleza (Unifor), em Fortaleza/CE. As coordenadoras Lília Maia de Morais Sales, do projeto “Das Mulheres da Paz às Flores do Bom Jardim”, e Siulmara Cristina Galera, por “Estágio Supervisionado em Atenção à Saúde do Idoso”, receberão o prêmio de R$ 2 mil cada.

A proposta vencedora receberá em dinheiro R$ 7 mil. A ABMES publicará ainda artigos dos coordenadores dos projetos mencionados numa edição especial do ABMES Cadernos, que será lançado no dia 31 de maio, na ocasião da entrega dos prêmios, em Brasília.  

Mais informações sobre o prêmio podem ser obtidas pelo endereço www.abmes.org.br/top ou pelo telefone (61) 3322-3252.

 

PRÊMIO TOP EDUCACIONAL PROFESSOR MÁRIO PALMÉRIO 2010

1º LUGAR

Rede Produtiva de Design e Artesanato no Aglomerado da Serra

Mantida: Universidade FUMEC, em Belo Horizonte/MG
Coordenadora: Professora Natacha Silva Araujo Rena
E-mail: natacharena@gmail.com
Mantenedora: Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC)
Presidente: Prof. Custódio Cruz de Oliveira e Silva
Dirigente: Prof. Antônio Tomé Loures
Endereço: Avenida Afonso Pena 3880 - 4º andar
Cidade: Belo Horizonte        Estado: MG     CEP: 30.130-009
Tel: (31) 32695212             Fax: (31) 32695206

Resumo 
O projeto “Rede Produtiva de Design e Artesanato no Aglomerado da Serra” abrange um conjunto de vilas e favelas  em Belo Horizonte, a partir da reaplicação da tecnologia social que foi desenvolvida  pela iniciativa extensionista “Artesanato Solidário no Aglomerado da Serra –Asas” do curso de Design da Universidade FUMEC.  Atualmente o Asas possui três subprojetos em andamento:

•Asas Aglomeradas – constituído de oficina completa de estamparia com artesãos capacitados em estamparia, encadernação e costura;
•Asas Meninas do Cafezal – núcleo produtivo que visa a desenvolver peças de modelagem, costura e bordado experimentais;
•Asas Serra de Bambu – congrega artesãos capacitados na construção de móveis e produtos a partir do bambu in natura.

A ideia deste novo ciclo de capacitação é efetivar a criação de uma rede produtiva entre os três projetos, ampliando o mercado e agregando valor aos produtos desenvolvidos pelos núcleos produtivos. O projeto realiza atividades de capacitação e oficinas que visam ao estabelecimento de um processo integrado e sustentável de planejamento, gestão e produção de objetos com alto valor agregado.

 

MENÇÃO HONROSA 

Das Mulheres da Paz às Flores do Bom Jardim

Protocolo: 126.10858-581
Mantida: Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
Coordenador: Lilia Maia de Morais Sales
E-Mail: lilia@unifor.br
Mantenedora: Fundação Edson Queiroz
Presidente:
Dirigente: Fátima Maria Fernandes Veras
Endereco: Av. Washington Soares, 1321
Cidade: Fortaleza      Estado: CE     CEP: 60.811-905
Tel: 85 34773104      Fax: 85 34773066

Resumo 
O projeto “Mulheres da Paz” da Universidade de Fortaleza capacitou em Direitos Humanos e Mediação de Conflitos 300 mulheres moradoras do Bairro Grande Bom Jardim, eleito pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) como “Território de Paz”.

As mulheres trabalharam com jovens envolvidos com drogas e crimes com o objetivo de encaminhá-los para projetos sociais (artes, esportes e cursos profissionalizantes) como também acompanhá-los nessas atividades.

O curso de capacitação das “mulheres da paz” trouxe conhecimentos técnicos e provocou mudanças fundamentais na vida de cada uma das mulheres. Os testemunhos delas sobre o impacto do curso nas suas vidas destacam o fim da violência doméstica e da prostituição; a valorização pessoal; a vontade de voltar a ter sonhos e o sentimento de dignidade.

O trabalho com os jovens provocou nelas mudanças nas suas concepções sobre a juventude, a lida com os filhos e o respeito aos adolescentes. Provocou ainda o desejo de continuar os estudos – “quero ser advogada”, “quero fazer o curso de psicologia”, “pretendo ser assistente social” – e qualificar-se para o mercado de trabalho.

Atenta à questão e referenciada pelos textos escritos pelas mulheres, a UNIFOR elaborou o projeto “Flores do Bom Jardim”. O termo “Flores” faz referência às mulheres e “Bom Jardim” ao lugar em que vivem. Pretendeu-se com o projeto Flores do Bom Jardim promover novos cursos profissionalizantes – telemarketing e auxiliar administrativo – e cursos preparatórios para o vestibular, iniciados em fevereiro de 2011.

Depois de dezessete meses, com resultados positivos, o projeto terá continuidade de forma mais ampla, como o próprio nome indica: “Das Mulheres da Paz às Flores do Bom Jardim”.

 

MENÇÃO HONROSA 

Estágio Supervisionado em Atenção à Saúde do Idoso

Protocolo: 1213.233711-590
Mantida: Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
Coordenador: Siulmara Cristina Galera
E-Mail: scgalera@uol.com.br
Mantenedora
: Fundação Edson Queiroz
Presidente:
Dirigente: Fátima Maria Fernandes Veras
Endereco: Av. Washington Soares, 1321
Cidade: Fortaleza      Estado: CE       CEP: 60.811-9 
Tel: (85) 3477-3676        Fax: (85) 3477-3676

Resumo:
O envelhecimento populacional que vem ocorrendo no Brasil nas últimas décadas é acompanhado por transformações epidemiológicas e sociais que chamam a atenção para a necessidade de criação de instituições de longa permanência para idosos.

Para assegurar que a população idosa tenha um atendimento de excelência, faz se necessário também a formação /capacitação de profissionais de forma adequada. Desta forma, o projeto visou à implantação de “Estágio supervisionado (internato) na área de Atenção à Saúde do Idoso” para os estudantes do Curso de Medicina da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), tendo como cenário principal de prática uma instituição de longa permanência para idosos.

Os resultados foram exitosos tanto do ponto de vista técnico quanto na atuação em equipe interdisciplinar e na formação social e humanista dos internos/estagiários, além de provocar melhoria importante nas condições de atendimento aos idosos.