Detalhe

Anhanguera de Campo Grande realiza Trote Responsável para ajudar vítimas das enchentes

18/02/2011 | Por: Portal MS | 4109

A volta às aulas nas 54 unidades da Anhanguera para os calouros está marcada para segunda-feira (dia 21). Para acolher os estudantes que iniciam a vida acadêmica em 2011, o maior grupo educacional da América Latina promove, pela terceira vez consecutiva, sua campanha de trote responsável, em aderência à campanha promovida pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES). Este ano, o slogan da campanha é “Você começa seu projeto de vida e ajuda outras pessoas a recomeçar”. A mobilização será realizada com o objetivo de ajudar as vítimas das enchentes no Brasil.

“Com essa iniciativa, a Anhanguera realiza uma interface com a sociedade para o exercício da cidadania, alertando-os para responsabilidade social e possibilitando que as pessoas desabrigadas retomem suas vidas com melhores condições. Nossa meta é amenizar as dificuldades dessas pessoas e, dessa forma, contribuir para o desenvolvimento do País”, analisa a vice-presidente de Programas Institucionais, professora Maria Elisa Erhardt Carbonari.

A campanha será realizada entre os dias 21 de fevereiro e 25 de março e deve envolver mais de 300 mil alunos da Anhanguera. Para incentivar a participação, a sala de calouros que obtiver o maior número de doações receberá um prêmio. A expectativa é arrecadar kits suficientes para atender mais de 46 mil vítimas das enchentes.

As doações serão contabilizadas por kits divididos em três categorias, cada um composto por, no mínimo, três itens. Na categoria Alimentos, o kit deverá conter: um pacote de biscoito, uma lata de leite em pó, uma caixa de leite longa vida, um litro de água mineral, um pacote de macarrão e um de sopa em pó de 65 a 85 gramas. Na categoria Higiene e Limpeza, os itens que valem pontos são: fralda descartável infantil, pasta de dente, sabonete, detergente e desinfetante. A terceira categoria é Material Escolar e deverá ser composta pelos seguintes itens: lápis de cor com 12 cores, caneta hidrocor com 12 cores, 50 folhas de papel sulfite e caderno espiral 100 folhas.

“Além dos projetos sociais, que estão alinhados às agendas locais e nacionais, procuramos estar preparados para as causas emergenciais. Desta vez, verificamos que as vítimas das enchentes necessitam mais de alimentos e produtos de higiene e limpeza. Como nos preocupamos essencialmente com a educação, vamos arrecadar também materiais escolares para contribuir com as crianças que precisam ir para a escola”, explica a diretora do Instituto de Ação Social e Extensão Comunitária (IASEC) da Anhanguera, professora Adriana Camargo Pereira.

Os donativos arrecadados no Trote Responsável da Anhanguera serão enviados à Cruz Vermelha ou à Defesa Civil de cada município para que sejam destinados aos locais mais afetados pelas enchentes, como Rio de Janeiro e Santa Catarina.

Enchentes

As enchentes continuam sendo palco das maiores tragédias naturais do Brasil. O Rio de Janeiro e Santa Catarina foram os estados mais afetados e prejudicaram milhares de pessoas este ano. Segundo a Defesa Civil do Rio de Janeiro, o número de desabrigados e desalojados nas cidades da Região Serrana é mais de 29,5 mil. No caso de Santa Catarina, dados da Defesa Civil do Estado apontam para mais de 17,3 mil pessoas na mesma situação.