Docentes que desejem contribuir para a formação do Banco de Colaboradores do Banco Nacional de Itens (BNI) do Inep terão de hoje, 18, até o dia 23 de fevereiro, para se inscrever na página http://sistemasbni.inep.gov.br/inscricao. Serão selecionados os candidatos interessados em preparar itens oriundos de avaliações internacionais para aplicação no Brasil.
Podem realizar a inscrição professores graduados em Tradução e Intérprete, Letras /Inglês, Letras /Espanhol e Letras /Francês. Também são requisitos mínimos ter vínculo em instituições públicas; experiência de no mínimo seis meses em tradução e/ou revisão de texto ou comprovação do trabalho de tradução e/ou revisão de textos em livros e publicações institucionais. Nessa edição, os participantes com formação em Língua Inglesa serão priorizados.
Após o cadastramento, serão avaliados os requisitos mínimos e complementares de cada colaborador. Os cadastrados com as melhores pontuações serão convocados para a etapa de capacitação, que ocorrerá entre os dias 25 de fevereiro e 4 de março, em Brasília - DF. Para ser considerado um colaborador credenciado do BNI e ser acionado para traduzir e revisar itens, será necessário que o profissional conclua a capacitação com 100% de frequência e obtenha pontuação igual ou superior a 20 pontos nas atividades desenvolvidas no curso, em uma escala de até 40 pontos. As despesas com diárias e passagens aérea e terrestre serão pagas pelo Inep. Todos os serviços de preparação de itens do BNI serão acompanhados por técnicos do Instituto.
O Banco de Colaboradores será aberto para novos cadastramentos sempre que necessário, mediante divulgação de chamada pública na página eletrônica do Inep e publicação de edital de cadastramento e credenciamento, devendo o candidato a colaborador do BNI passar por todas as etapas e cumprir com os requisitos exigidos.
