Detalhe

Diagnóstico da ABMES subsidiará a permanência das PMIES no mercado educacional

27/02/2014 | Por: ABMES | 1138

A permanência das Pequenas e Médias Instituições de Ensino Superior (PMIES) no sistema educacional representa um dos grandes desafios do segmento particular de ensino. Além de enfrentar problemas de natureza acadêmica, de gestão e de ordem financeira, elas ainda têm de lidar com um mercado competitivo, sobretudo com as grandes instituições que têm maior facilidade em captar recursos financeiros. Mesmo com todos os empecilhos que encontram para se manter, as PMIES representam 63% do total do segmento no país, além de exercerem o importante papel na democratização do conhecimento, principalmente na interiorização do ensino superior.

Diante da contribuição dessas instituições para o progresso da educação, a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) promoverá no dia 11 de março, em Brasília, o seminário “Pequenas e médias IES (PMIES) – indicações para a melhoria da competitividade”. O objetivo é apresentar um diagnóstico, subsidiado por um levantamento inédito realizado pela ABMES, em parceria com os institutos PHD e Expertise Educação, que retrata a situação das PMIES e suas dificuldades. A íntegra da pesquisa, bem como as alternativas para garantir a sustentabilidade do setor no segmento, será apresentada também em uma edição dedicada da Revista Estudos, editada pela ABMES.


O diagnóstico considera que entre os anos de 2008 e 2012 vários fatores resultaram em prejuízos para as PMIES. Dentre eles estão:

*Decréscimo do número de IES;
*Queda na taxa de matrículas;
*Deterioração da saúde financeira;
*Aumento da inadimplência e da evasão;
*Dificuldades na captação de alunos;
*Falta de titulação do corpo docente;
*Uso inadequado dos instrumentos de avaliação externa;
*Concorrência dos grandes grupos econômicos. 

 

Para o presidente da ABMES, Gabriel Mario Rodrigues, esses desafios que permeiam as pequenas e médias IES são tão grandes quanto a sua representatividade para o segmento. Segundo ele, as PMIES contribuem efetivamente para o desenvolvimento local, para a formação de recursos humanos, empregam professores e outros profissionais, além de movimentar o comércio da região. “Portanto, dar voz a elas é uma das prioridades da ABMES, que atua como aliada no desenvolvimento dos projetos de interesse dessas instituições e, ao mesmo tempo, como interlocutora de suas reivindicações junto ao Ministério da Educação [MEC]”. Rodrigues ressalta ainda que a participação das PMIES na pesquisa legitimou o projeto que a Associação pretende coletivamente construir e implementar.


SERVIÇO
Pequenas e médias IES (PMIES) – indicações para a melhoria da competitividade"

Data: 11/03/2014

Hora: 9h (credenciamento) às 12h30

Local: Auditório Victorio Lanza - sede da ABMES - Brasília/DF

Expositores:

-Priscila Simões, José Roberto Covac e Rodrigo Capelato (membros do Instituto Expertise)

Representante do MEC (a confirmar);

Valor da inscrição:

- Gratuito para associado- R$ 1.000 para não associado