Detalhe

Estácio vai receber alunos de medicina da Gama Filho e atividades acadêmicas começam em 24 de março

28/02/2014 | Por: Estácio de Sá | 3685

Os cerca de dois mil alunos do curso de medicina da Universidade  Gama Filho já têm novo destino: o campus João Uchoa, da Universidade Estácio de Sá, instituição escolhida pelo MEC por meio do edital de Transferência Assistida. Nos próximos dias a Estácio vai informar em seu site (www.estacio.br/transferenciaassistida) o cronograma de convocação dos alunos, que serão chamados por grupos para comparecer à instituição a partir do dia 10 de março para realizarem sua matrícula. Os alunos deverão ir exclusivamente ao campus João Uchoa, na Rua do Bispo, na Zona Norte do Rio, levando documentos pessoais, como identidade, CPF, comprovante de residência e os dois últimos boletos de pagamento feitos à Gama Filho. Seguindo orientação do MEC, ainda que o aluno não tenha todos os documentos acadêmicos em mãos, deve comparecer à Estácio  para realizar sua matrícula. O prazo para entrega dos documentos acadêmicos é o final deste primeiro semestre.

Obras em ritmo acelerado no João Uchoa

As atividades acadêmicas terão início no dia 24 de março. Até lá seguem em ritmo acelerado as obras no campus. “Estamos investindo neste primeiro momento aproximadamente R$ 6 milhões em estruturas como salas de aula, laboratórios e bibliotecas para recebermos os alunos de medicina com instalações de alto nível”, afirma Rogério Melzi, presidente da Estácio. O dia 31 de março será a data limite para os alunos se matricularem para cursar o primeiro semestre de 2014. Quem se inscrever depois desta data iniciará as aulas no segundo semestre deste ano. Essa decisão foi tomada para não haver perda acadêmica para os alunos, considerando o número de dias letivos restantes no primeiro semestre.

Em caso de dúvidas, a Estácio disponibilizou um telefone para alunos de medicina transferidos da Gama Filho. O número é da Central de Atendimento: (21) 3231-0000. E um hotsite entrará no ar na próxima segunda-feira, dia 3 de março, com todas as orientações para estes novos alunos. O link é o www.estacio.br/transferenciaassistida.

Estácio tem tradição em cursos de medicina

Desde 1997, a Estácio oferece o curso de medicina no Rio de Janeiro, no campus Arcos da Lapa, no Centro da cidade. Nesse mesmo endereço,  a instituição mantém um curso de mestrado profissional em Saúde da Família com ótima avaliação da Capes (nota 4). A outra operação de medicina da instituição fica em Juazeiro do Norte, no Ceará, onde a Estácio criou, há 14 anos, o primeiro curso de medicina privada do Nordeste, a Estácio FMJ.

Segundo o Prof. Dr. Sergio Cabral, diretor dos cursos de Saúde da Estácio, “serão aproveitados ao máximo as disciplinas e o conteúdo dos cursos de origem a fim de preservar o período previsto para conclusão dos estudos.” Sobre estágios, ele afirma: “A carga horária relativa a estágio regular com a legislação pertinente será aproveitada. Os estudantes matriculados a partir da transferência assistida poderão renovar seus termos de estágio de acordo com as normas internas da Estácio.” Durante o processo de matrícula, o aluno que já estiver em período de internato receberá orientações específicas.

Contratação de professores

Conforme previsto na proposta da Estácio vencedora do Edital do  MEC, pelo menos 150 professores e 15 técnicos administrativos do curso de medicina da Gama Filho serão contratados pela Estácio. Nos próximos dias a instituição vai divulgar os critérios para o processo seletivo de contratação destes novos funcionários.

Segundo o presidente da Estácio, Rogério Melzi, a Estácio sente muito orgulho por ter sido escolhida pelo MEC  e pela Comissão de Especialistas como instituição vencedora deste processo,  tão criterioso e exigente em todas a as suas etapas. “A nossa motivação sempre foi a de contribuir para a solução de um problema social que vinha afligindo  e atormentando  há longos meses  milhares de jovens e suas famílias. Nas últimas semanas, não medimos esforços humanos e materiais  para realizar nossa missão: proporcionar acesso à  educação de qualidade a um maior número cada vez maior de jovens brasileiros. Temos convicção de que esse é o melhor caminho para transformar a sociedade e alcançar o desenvolvimento sustentável.”