“O sistema SENA, na Colômbia forma, hoje, cerca de 6 milhões de alunos por ano.” “Computação em Tablet é apontada pelo Horizon Report como iniciativa a ser adotada em larga escala em 2014 no Ensino Superior.” “IESB lança escola virtual para cursos de graduação e pós a distância.” Esses três apontamentos não têm, fora a relação com educação, aparentemente nada em comum. Mas são dados que se encaixam na realidade promovida pela Blackboard [www.blackboard.grupoa.com.br] (multinacional de tecnologia educacional, representada, no Brasil, pelo Grupo A Educação – www.grupoa.com.br) dia 19 de março, em Brasília. Isso porque o Encontro de lideranças: Desafios da Educação vai colocar grandes nomes da educação na América Latina para debater temas relacionados à evolução do ensino, às problemáticas enfrentadas pelos centros educacionais frente às novas exigências dos alunos e ao fato de o uso de novas tecnologias estar revolucionando a maneira de aprender e ensinar.
Em uma parceria com o Grupo A Educação, e com o Departamento de Comércio dos Estados Unidos, a Blackboard vai reunir em um mesmo ambiente diretores e gestores das principais instituições de ensino de Brasília para ouvir e debater com três nomes bastante conhecidos na área: Ryon Braga, Aman Zuluaga e Francisco Botelho.
O encontro começa com a apresentação de Ryon Braga, que vai falar sobre o impacto das novas tecnologias na educação superior. Ryon, que é considerado um dos melhores consultores em educação superior no Brasil, já publicou vários livros no segmento de educação e vai lançar, ainda em 2014, uma obra nova sobre ensino e aprendizagem. Segundo ele, “o computador é o que era o lápis ontem, precisa acompanhar o aluno todos os dias, o tempo todo. E com essa visão, hoje, temos a possibilidade de passar do tradicional modelo de aula expositiva, onde o professor explica e o aluno presta atenção, para um modelo participativo, onde o professor propõe as questões a serem discutidas e, coletivamente, os alunos constroem as respostas, com o auxílio da web e de centenas de outras pessoas de qualquer lugar do mundo, conectadas através de redes”. E esse é um dos pontos que Ryon quer colocar em pauta no dia 19/03.
Na sequência, Francisco Botelho vai mostrar as potencialidades da flexibilização do processo educativo no ensino superior e como a tecnologia pode apoiar isso, tanto como suporte a aprendizagem quanto no processo de gerenciamento dessa aprendizagem. Segundo ele, a experiência com o uso de tecnologias na educação no Centro Universitário IESB em Brasília tem sido tão positiva que culminou na construção do EAD.IESB, escola virtual de graduação e pós-graduação, que também será foco da palestra de Botelho no Encontro de Lideranças. “O grande diferencial que procuramos explorar no IESB é a melhoria permanente das interações entre professores e estudantes, fator fundamental para a qualidade da aprendizagem, e a tecnologia é uma grande aliada nesse processo", explica Botelho.
A última palestra fica a encargo de Aman Zuluaga, que vai mostrar como a Colômbia conseguiu promover uma revolução no ensino por meio da tecnologia. Segundo Zuluaga, o SENA, Serviço Nacional de Aprendizagem da Colômbia, foi fundado ainda em 1957 com o objetivo de prover acesso à educação para trabalhadores jovens e adultos. Esse objetivo inicial ganhou muito mais força a partir de 2003, quando a instituição criou, com o auxílio de plataformas tecnológicas como as da Blackboard, um projeto de e-learning para proporcionar ensino 100% online, de qualidade e baixo custo a todos os colombianos. “Essa iniciativa cresceu rapidamente e os 27 mil usuários do primeiro ano, hoje são mais de 6 milhões de pessoas”. Aman, que tem mais de 15 anos de experiência com o uso de tecnologias de aprendizagem aplicadas à formação de alunos no Ensino Superior e Técnico, também vai falar sobre os desafios superados ao longo desse período e mostrar que uma (r)evolução econômica por meio da tecnologia educacional é possível.
Após as três palestras, o debate será aberto para todas as lideranças presentes, sob o mote: “Os desafios da construção do conhecimento em um mundo digital”. A conversa será mediada por Pavlos Dias, gerente geral da Blackboard no Brasil. “Queremos ouvir os desafios de todos os gestores e diretores em educação e mostrar que outros caminhos são possíveis. É hora de mudar o cenário da educação brasileira para melhor e a Blackboard quer ser parte ativa dessa mudança, com todo o suporte tecnológico e consultoria necessária”, conclui Pavlos.
O Encontro de Lideranças: Desafios da Educação é uma iniciativa da Blackboard Brasil, em parceria com o Grupo A Educação e o Departamento de Comércio dos Estados Unidos. O evento ocorre no dia 19 de março, das 8h às 12h30, no Hotel Royal Tulip Brasilia Alvorada, em Brasília. Mais informações: http://www.desafiosdaeducacao.com.br/encontro-de-liderancas/
Serviço:
Encontro de Lideranças: Desafios da Educação
Quando: 19 de março de 2014
Onde: Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada - Sala Convention Center Principal
Endereço: SHTN, Trecho 1, Conj. 1B, Bloco C - 70800-200 - Brasilia - Brasil
