Detalhe

Brasil conquista 3º lugar na maior competição de educação profissional do mundo

01/09/2019 | Por: ABMES | 2183
Foto: WorldSkills

Em 2019, o Brasil fez história e ficou entre os países com a melhor educação profissional do mundo. A delegação composta por 63 jovens brasileiros conquistou o terceiro lugar no ranking geral de pontos da olimpíada mundial de profissões técnicas, a WorldSkills. A cerimônia de entrega de medalhas foi realizada na última terça-feira (27/08), na Arena Kazan, na Rússia.

As Skills (habilidades) têm poder de transformar a vida de jovens em todo o mundo. Elas ajudam a construir uma autoestima profissional e descobrir potenciais. Além disso, criam oportunidades e conectam comunidades. São a base do progresso econômico e alicerces do mundo.

WorldSkills 2019
Lançada em 1950, a competição é bianual e cada edição acontece em um país diferente. Em 2019, o WorldSkills foi realizado em Kazan, na Rússia, de 22 a 27 de agosto. Esta edição reuniu 1.354 jovens. As 56 provas realizadas foram divididas em seis setores: Tecnologia da Construção Civil, Artes e Moda Criativa, Tecnologia da Informação e Comunicação, Tecnologia de Manufatura e Engenharia, Tecnologia de Manufatura e Engenharia, Serviços Sociais e Pessoais e Transporte e Logística.

O Brasil ficou em terceiro lugar geral. A China, que sediará a próxima WorldSkills, ficou em primeiro lugar no ranking de pontos totais. A Rússia, a anfitriã do torneio, garantiu a segunda posição e a Coreia do Sul ficou em quarto.

Além de duas medalhas de ouro, cinco de prata e seis de bronze, a delegação brasileira ganhou certificados de excelência em 28 ocupações, nas quais os competidores ficaram acima da nota média dos concorrentes. O Brasil tem se estabelecido entre as equipes mais vitoriosas da competição e foi a grande campeã quando o evento ocorreu em São Paulo/SP, em 2015, pela primeira vez em um país da América Latina. Na última edição, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, alcançou o segundo lugar.

História
O torneio WorldSkills, que completará 70 anos em 2020, nasceu da iniciativa de um grupo de pessoas e empresas. O movimento reúne estudantes, educadores, governos e indústrias de diferentes setores. É atualmente o maior torneio de educação profissional do planeta. Os desafios são realizados por jovens de até 22 anos e cada ocupação tem provas específicas, nas quais os competidores precisam demonstrar habilidades individuais e coletivas e realizar provas em padrões internacionais de qualidade.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) é um dos parceiros internacionais da iniciativa.