Detalhe

Programa de bolsas de estudo para cursos de pós-graduação do DDHEE/OEA - Ciclo 2023

19/01/2023 | Por: Organização dos Estados Americanos | 1543

A Organização dos Estados Americanos (OEA) divulgou seu tradicional edital que permite que brasileiros interessados em cursar mestrados ou doutorados em universidades de outros países do continente americano se candidatem a bolsas de estudo.

O prazo para inscrição e envio da documentação completa se encerra no dia 17 de março de 2023.

Podem se candidatar estudantes interessados em qualquer área do conhecimento, exceto ciências médicas e aprendizagem de idiomas. É requisito que o curso seja de tempo integral. Embora sejam aceitas inscrições para cursos tanto presenciais quanto virtuais, e ainda híbridos, a OEA sinalizou que dará preferência para solicitações relacionadas com cursos a distância.

O valor máximo da bolsa é de USD 10.000,00/ano, benefício que poderá ser utilizado para custear bilhete aéreo, matrícula/tarifas, compra de livros, ajuda de custo, seguro médico e/ou gastos administrativos.

Na primeira fase da seleção três candidatos serão pré-selecionados pelo Escritório Nacional de Ligação (ONE). A escolha final de um entre esses três nomes caberá à OEA.

No processo de pré-seleção, a banca avaliadora dará preferência a candidatos que procurem uma instituição situada em país da OEA com baixo contingente de estudantes brasileiros. A ONE trabalhará de modo a que o programa contribua para a diversificação de destinos, alargando as perspectivas regionais da academia nacional.

Outros critérios de seleção e avaliação de candidaturas podem ser consultados NESTE LINK.

Para se inscrever, os interessados devem preencher o formulário e fazer o "upload" da documentação por meio do sistema online da OEA. Em seguida, devem enviar, para o endereço eletrônico "dce@itamaraty.gov.br", até 17 de março de 2023, versões escaneadas do formulário de inscrição datado e assinado, das duas cartas de recomendação e dos demais documentos (diploma, certificados de notas, comprovante de matrícula ou carta de admissão, curriculum vitae de até duas páginas e identidade oficial). O título da mensagem deverá dizer "Candidatura OEA 2023".

Recomenda-se a candidatos o preenchimento do formulário de inscrição no idioma em que pretendem estudar. Os demais documentos podem estar em qualquer dos idiomas oficiais da Organização, inclusive português.

O resultado final será divulgado em junho de 2023.

Mais informações NESTE LINK