Curricularização da extensão na graduação e pós-graduação

Categoria: ABMES Cursos

 

Conforme a Resolução CNE/CES Nº 7, de 18 de dezembro de 2018, as instituições de educação superior (IES) têm até o fim de 2022 para direcionar 10% da carga horária de seus cursos de graduação para a extensão universitária. 

A ABMES está empenhada em auxiliar as IES nesta adaptação curricular. Por isso, a Associação já realizou um seminário on-line sobre o tema, em 15 de junho de 2021 - clique aqui para assistir, e agora, para aprofundar ainda mais sobre o assunto e ensinar às instituições como realizar a mudança na prática, lança o curso on-line "Curricularização da extensão na graduação e pós-graduação". 

No curso, será analisada a potência da creditação curricular da extensão nos cursos de graduação, em articulação com a pós-graduação, considerando os marcos legais, epistemológicos, operacionais e estratégicos da educação superior brasileira. 

As diretrizes para extensão no ensino superior brasileiro regulamentam a Meta 12.7 do Plano Nacional de Educação 2014-2024.

Além das aulas síncronas (ao vivo), que ficarão gravadas para consulta posterior, a metodologia do curso contará com trilhas de aprendizagem, fóruns de interação  e mentoria individualizada para as instituições inscritas. 

Público-alvo: gestores de instituição de ensino; reitores; pró-reitores; coordenadores de cursos e demais interessados

Conteúdos
Módulo 1- Educar pela Extensão: aspectos epistemológicos
Módulo 2 - Marco legal aplicável à Curricularização da Extensão
Módulo 3 - Metodologias Participativas na Extensão e processo (s) avaliativo (s) em Extensão Universitária (políticas institucionais, aprendizagens discentes, impactos sociais, avaliação institucional, SINAES)
Módulo 4 - A potência da Extensão: para além do mero cumprimento legal (alinhamentos estratégicos) e Experiências nacionais e internacionais da Curricularização da Extensão (curadoria de cases)
Módulo 5 - Curricularização da extensão: diálogo e articulação entre os cursos de graduação e pós-graduação

 

Metodologia

  • Aulas síncronas (5 lives)
  • Trilha de aprendizagem disponibilizada em Ambiente Virtual de Aprendizagem (curadoria de materiais)
  • Fóruns de interação
  • Mentoria individualizada - mediante agendamento

Carga horária: 20h 

Especialista/faclitadora
Simone Imperatore – CEO e fundadora da Imperatore Soluções em Gestão. É avaliadora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Integra o Observatório de Responsabilidade Social da América Latina e Caribe (ORSALC/UNESCO) e a União Latino-americana de Extensão Universitária e do Grupo de Extensão Crítica do Clacso. Possui larga experiência em legislação e regulação do ensino superior e curricularização da extensão.

 

Cronograma

Abertura e módulo 1 16/09 - 09h30 às12h30
Módulo 2 23/09 - 10h às 12h
Módulo 3  30/09 - 10h às 12h 
Módulo 4 07/10 - 10h às 12h
Módulo 5 e encerramento 14/10 - 09h30 às 12h30

 

Investimento
Associado ABMES - R$ 999,00
Não associado - R$ 1.999,00

 

Compartilhar Curso

Conteúdo Relacionado

Vídeos

Inscrições abertas: Curricularização da extensão na graduação e pós-graduação

Simone Imperatore, CEO e fundadora da Imperatore Soluções em Gestão, convida a todos para aprenderem, de forma prática, como realizar a curricularização da extensão na graduação e pós-graduação. Além das aulas síncronas (ao vivo), que ficarão gravadas para consulta posterior, a metodologia do curso contará com trilhas de aprendizagem, fóruns de interação  e mentoria individualizada para as instituições inscritas. Início das aulas: 16/09/2021. Inscrições e mais informações: https://bit.ly/3jlTO5x

Seminário virtual ABMES | Curricularização da extensão universitária: como preparar sua IES

Confira a íntegra do Seminário virtual ABMES | Curricularização da extensão universitária: como preparar sua IES, realizado em 15 de junho de 2021, pelo canal da Associação no Youtube. O evento contou com a presença do conselheiro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE), José Barroso Filho, e de outros especialistas que apresentaram casos concretos de instituições que já estão com projetos de extensão implementados

Legislação

RESOLUÇÃO CNE/CES Nº 7, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2018

Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024 e dá outras providências.


Notícias

Curricularização da extensão: especialistas compartilham suas experiências e orientam IES para adaptação até 2022

Seminário virtual ABMES reúne conselheiro do CNE, especialista para debater implementação e adaptações da Resolução CNE/CES nº 7 de 2018

Contato


Simone Silva
Coordenadora de Relacionamento

relacionamento@abmes.org.br

(61) 3322-3252 Ramal 201

(61) 9 9155-5903