Capacitação Inteligência Artificial nas IES: Aplicações, Desafios e Oportunidades

das 10h às 16h30 | Categoria: ABMES

O avanço da Inteligência Artificial (IA) tem transformado diversos setores, incluindo a educação superior. Este workshop visa capacitar profissionais de Instituições de Ensino Superior (IES) sobre as aplicações da IA no contexto acadêmico e gerencial, explorando suas potencialidades, desafios e oportunidades. Serão abordadas estratégias para a implementação de tecnologias de IA, bem como as implicações éticas e regulatórias.

Público-Alvo: Gestores e administradores de Instituições de Ensino Superior, professores e pesquisadores, profissionais de TI e inovação em educação, e estudantes de pós-graduação em áreas afins.

Data:19 de junho de 2024.

Horário: 10h às 12h e 14h30 às 16h30

Modalidade de oferta: remota/síncrona. 

Duração/carga-horária: 6 horas (com material)

 

Associados ABMES  Não associados Inscrição 
R$ 99,00 R$ 199,00   Inscreva-se aqui  

 

 

 

 

Descontos progressivos para grupos*:

  • 3 a 6 inscrições: 10%
  • 7 a 10 inscrições: 20%
  • Acima de 11 inscrições: 30%
  • Egressos ABMES cursos: 10% de desconto

*Solicitar o desconto pelo e-mail relacionamento@abmes.org.br

 

Programação

 

Abertura: Celso Niskier 

Fala inicial e moderação: Max Damas 

 

Tópico I: Definição de IA no contexto acadêmico

Apresentação do conceito essencial de IA como a capacidade das máquinas de empregar conhecimento para atingir metas, sem necessidade de intervenção humana direta. Em particular, os modelos de linguagem de grande escala, como o ChatGPT e similares, representam um novo paradigma com possíveis aplicações no ensino superior. Entre as principais estão interações virtuais aluno-máquina, elaboração e avaliação de testes, acompanhamento acadêmico inteligente e criação de trilhas educacionais personalizadas. Por fim, destaca-se a supremacia humana (temporária ou permanente?) na capacidade de refletir sobre sua própria reflexão (metacognição).

Expositor: Ronaldo Mota

 

Tópico II: A aplicação da IA no âmbito gerencial das IES

No tópico II serão abordadas as diversas maneiras que IA pode ser usada no âmbito gerencial, incluindo na captação e retenção de alunos, como: Marketing Digital Personalizado; Assistência Virtual para Atendimento ao Aluno; Análise de Dados para Previsão de Desempenho Acadêmico; Personalização da Experiência do Aluno; Análise de Sentimento e Feedback Automatizado, Modelos Preditivos para Retenção de Alunos, Automação de Processos Administrativos, entre outros.

Expositor: Luiz Cláudio Costa

 

Tópico III: Boas práticas e cases de aplicação da IA nas IES

No tópico III serão apresentados Casos de Sucesso com a demonstração de Ferramentas e Tecnologias de IA já utilizadas nas IES internacionais. Brainstorming de Ideias de Projetos de IA para IES.

Expositor: Beto Lucena – Universidade de Waterloo (Canadá).

 

Sobre os expositores: 

Celso Niskier - diretor-presidente da ABMES, secretário executivo do Brasil Educação - Fórum Brasileiro da Educação Particular e reitor da Unicarioca. 

Max Damas - Doutor em Engenharia Produção (UFRJ) e Engenheiro de Computação (FURG). Professor universitário e gestor universitário há 20 anos. Atualmente é assessor da presidência da Fundação Oswaldo Aranha e assessor da presidência da ABMES. Especialista em estratégias educacionais. 

Ronaldo Mota - Professor Titular aposentado da Universidade Federal de Santa Maria e Diretor-secretário da Academia Brasileira de Educação. Mestre pela Universidade Federal da Bahia, Doutor pela Universidade Federal de Pernambuco e Pós-Doutorado nas Universidades de Utah/Estados Unidos e British Columbia/Canadá.

Luiz Cláudio Costa - Professor Titular e ex-reitor da Universidade Federal de Viçosa. Foi Secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC); presidente do Inep; secretário executivo e ministro interino do MEC. Foi Vice-presidente do board do Pisa e Presidente do IREG. Atualmente é membro do Times Higher Education Impact Rankings, Membro do Conselho Estratégico do BNDES e Reitor do IESB. Coordenador executivo da área de educação do Governo de Transição.

Beto Lucena - Cofundador de uma das principais empresas de Aprendizagem Digital do Brasil, com doutorado em Interação Humano-Computador. Migrou para o Canadá em 2015, onde concluiu um pós-doutorado na Universidade de Waterloo e ocupou cargos de gestão em empresas renomadas como Eagle's Flight, Plum e OSG. Atualmente, atua na Universidade de Waterloo e na Conestoga College School of Creative Industries.

 






Compartilhar Evento

Comentários