Seminário IDEB - Qualidade Social da Educação em debate

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Seminário sobre IDEB busca rumos para educação

No cenário de avaliação da educação brasileira, o qual se mostra sempre desafiador para gestores públicos e privados no País, como demonstram pesquisas recentes na área, Belém sediará na próxima quarta e na quinta-feira (28 e 29, respectivamente) o I Seminário IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) – Qualidade Social da Educação em debate, reunindo especialistas da Unama, Seduc, UFPA e Semec, será um momento estratégico para discussões sobre o aperfeiçoamento de práticas pedagócias, debates sobre metodologias e formação de professores e sistemas de avaliação. O evento, organizado pela Universidade da Amazônia, terá lugar no Campus Alcindo Cacelda, da Unama, por meio de conferências, oficinas, mini-cursos e mesas redondas.

As conferências serão proferidas por técnicos especialistas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) que virão de Brasília (DF) para apresentações em Belém sobre o IDEB e sua relação com a aprovação (Censo Escolar) e o desempenho (Prova Brasil em Língua Portuguesa e Matemática). Serão apresentados trabalhos e resultados alcançados com relação ao IDEB, envolvendo as secretariasde Educação (Seduc e Semec) e a Escola de Aplicação da UFPA, entre outras atrações no seminário.

Para os especialistas envolvidos na organização do evento, como as professoras Célia Jacob (Unama) e Stella Pessoa (Semec), não há como fazer abordagem da educação básica sem estabelecer relações com o processo avaliativo. Nesse contexto, a qualidade educacional se sobrepôs ao objetivo anterior, o do aumento da quantidade de alunos com acesso à escola básica. Daí a realização do seminário mediante a participação de professores, pesquisadores, dirigentes educacionais, conselhos escolares e outros organismos e entidades ligados à educação, alunos em geral e pais. Inscrições gratuitas podem ser feitas no Portal Unama (wwww.unama.br), onde está disponível a programação do evento.

 

Sobre o IDEB

O IDEB foi criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) – autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC)–, em uma escala de 0 a 10, que sintetiza dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: aprovação e média de desempenho dos estudantes. O IDEB é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos anualmente no Censo Escolar Nacional, e médias de desempenho nas avaliações bienais conduzidas pelo Inep: Prova Brasil em Língua Portuguesa e Matemática.

O IDEB é calculado para três séries da educação básica: último ano da fase inicial do ensino fundamental, último ano do ensino fundamental e último ano do ensino médio. A série histórica de resultados do IDEB começou em 2005. Ocorreram mais três apurações do IDEB: em 2007, 2009 e 2011. A próxima Prova Brasil está programada para 2013. A partir de 2005, foram estabelecidas metas bienais de qualidade a serem atingidas não apenas pelo Brasil, mas também por escolas, municípios e unidades da Federação. O sistema de metas do IDEB, definido pelo Governo Federal, passou pela adesão de estados e municípios brasileiros.

A lógica do sistema é a de que cada instância evolua de forma a contribuir, em conjunto, para que o Brasil atinja o patamar educacional da média dos países da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). Em termos numéricos, isso significa progredir do IDEB nacional 3,8 (registrada em 2005 na primeira fase do ensino fundamental) para um IDEB de 6,0 em 2022, ano emblemático do bicentenário da Independência do Brasil.



Belem/PA



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