22º Fnesp

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O Semesp promoverá nos dias 27, 28 e 29 de outubro o 22º Fórum Nacional do Ensino Superior Particular Brasileiro (Fnesp). O evento será 100% digital e terá como tema "reset no ensino superior". 

As últimas décadas do século 20 e os primeiros anos do 21 foram de expansão do número de matrículas e de instituições de ensino superior (IES) no Brasil. O crescimento desses números veio acompanhado de mudanças sociais e tecnológicas bruscas que afetaram o modelo de negócio das IES, em especial nos últimos anos. De um lado, os avanços tecnológicos, agora potencializados pela Revolução 4.0; de outro, a alteração do perfil dos jovens e o surgimento de novas profissões.

A sociedade agora é digital, o que tem transformado também a forma como os profissionais exercem suas atividades. O mercado de trabalho tem acompanhado as mudanças e exigido diferentes competências comportamentais e habilidades características do novo ambiente digital.

A rápida mudança no perfil profissional e o surgimento de novas profissões podem gerar crises de captação de estudantes e de sustentabilidade financeira nas IES, ainda apegadas a padrões de aprendizagem e de relações de trabalho que não mais refletem o novo mundo, gerando uma falta de sintonia entre projetos acadêmicos e demandas reais da sociedade.

Em meio a uma situação já cheia de rupturas, 2020 escancarou esse processo de transformação e a necessidade de mudanças graças à pandemia causada pela Covid-19. Do dia para a noite, o ensino superior precisou se reinventar em meio a um cenário árido que tem ameaçando a sustentabilidade das IES e o próprio futuro do setor.

Nosso país ainda vive uma grave recessão econômica que tem aumentado as taxas de desemprego. No setor do ensino superior, as mudanças demográficas, a crise do financiamento estudantil (Fies) e a baixa porcentagem de estudantes de ensino médio que acessam a educação superior agravam o panorama e representam um conjunto de fatores que desafiam o segmento.

Diante de tantos obstáculos e incertezas, qual a saída do ensino superior? Apertar a tecla reset e repensar o modelo de negócio. Há exemplos de modelos acadêmicos e administrativos que indicam que as IES podem e devem se reinventar, desconstruindo, por exemplo, padrões de cursos de graduação organizados em disciplinas fragmentadas e ofertadas presencialmente. É hora de substituí-los por micro certificações que indicam competências e capacidades que refletem uma formação ao longo da vida.

Nesse ambiente de crise econômica, é preciso CORAGEM para rever processos institucionais acadêmicos e administrativos e “resetar” modelos de negócios ineficientes para garantir a aprendizagem do estudante e a sustentabilidade financeira do setor. Resetar o modelo de negócio do ensino superior significa reinventar a organização e dinâmica das instituições de ensino superior. É hora de atuar em redes, investir em cursos online e, principalmente, promover a inovação. Chegou a hora de, efetivamente, mudar.

Serviço
Data: 27, 28 e 29 de outubro de 2020
Inscrições pelo site do evento - clique aqui

Associados ABMES possuem 20% de desconto. Os interessados devem entrar em contato com a consultora de Relacionamento da Associação, Simone Silva, pelo e-mail relacionamento@abmes.org.br.






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