Detalhe

Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular promove jantar de fim de ano

07/12/2016 | Por: ABMES | 2541
Mariana Raphael/ABMES Em discurso, secretário executivo do Fórum, Janguiê Diniz, destacou a realidade da educação no Brasil

O Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular promoveu, em 6 de dezembro, o tradicional jantar de confraternização de fim de ano, dessa vez na casa de eventos Porto Vittoria, em Brasília/DF. Estiveram no encontro mais de 300 convidados, entre autoridades e representantes do setor educacional particular do país.

O grupo é composto pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES); a Associação Brasileira das Faculdades (Abrafi); a Associação Nacional dos Centros Universitários (Anaceu); a  Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup); o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp); a Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (Confenen); a Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep); e o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro (Semerj).

Durante discurso de abertura, o diretor presidente da ABMES e secretário executivo do Fórum, Janguiê Diniz, destacou a realidade da educação no Brasil. “Muitos foram os avanços alcançados nos últimos anos, em especial em relação à inclusão das classes mais carentes da população no processo de ensino. Mas o panorama atual ainda traz dados alarmantes. Mais de 80% dos jovens em idade universitária, entre 18 e 24 anos, ainda não ingressaram no ensino superior”, ressaltou.

Diniz também apontou que a maioria dos estudantes possui renda familiar muito baixa, o que sinaliza dependência de bolsas de estudos, de financiamentos, como o Fies, e de programas como o ProUni e o Pronatec para garantir o acesso a uma graduação. O secretário executivo do Fórum destacou, ainda, o trabalho do grupo.  “É tempo de renovarmos nossa missão de colaborar para o desenvolvimento do setor particular, para o crescimento do ensino superior brasileiro e para a construção de uma sociedade mais preparada para os desafios futuros”, finalizou.

Criado em 2008, o Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular tem a missão de formular propostas para assegurar o direito da livre iniciativa das instituições educacionais, de maneira a privilegiar o desenvolvimento do setor, sempre dentro dos princípios da qualificação da oferta de seus cursos e do melhor atendimento de seus estudantes.

O evento foi prestigiado por diversas autoridades e representantes dos principais órgãos da educação superior do país, entre eles os subprocuradores-gerais da República, Eitel Santiago de Brito Pereira, Francisco Rodrigues dos Santos Sobrinho e Haroldo Ferraz da Nóbrega;  o senador Pedro Chaves (PSC-MS);  os deputados federais  Ricardo Teobaldo (PTN-PE), Lelo Coimbra (PMDB -ES), Silvio Costa (PTdoB /PE), Izalci Lucas (PSDB/DF), Gabriel Guimarães (PT/MG), Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP), Marcelo Aro (PHS/MG) e Onyx Lorenzoni (DEM/RS); o secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), Mauricio Romão; o chefe de gabinete do ministro da Educação, Raphael Callou; o secretário executivo adjunto do MEC, Felipe Sartori Sigollo; a diretora de Regulação da Educação Superior da Seres, Patrícia Augusta Ferreira Vilas Boas;  a diretora de Avaliação de Educação Superior do  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Margô Gomes de Oliveira Karnikowski; o secretário executivo do Conselho Nacional de Educação (CNE), Henrique Sartori de Almeida Prado, e o membro da Câmara de Educação do CNE, Antônio Carbonari Netto.

Clique aqui e confira o discurso na integra.


Conteúdo Relacionado

Notícias

ABMES: Atitudes a favor da Educação Superior

Em entrevista à Linha Direta, o presidente da ABMES e secretário- executivo do Fórum, Janguiê Diniz, comentou sobre a nova sede e fez um balanço sobre as atividades da Associação ao longo de 2016

Em 5 anos, 50% das matrículas do ensino superior particular serão na modalidade EAD

Dirigentes do MEC falam sobre crescimento do ensino a distancia durante a inauguração da sede própria da ABMES