Detalhe

Após três meses, 44% dos contratos do Fies ainda não foram renovados

07/04/2017 | Por: IG | 1786
Reprodução Fies oferece financiamento de cursos em instituições privadas de ensino superior a uma taxa de juros de 6,5% ao ano Fonte: Último Segundo - iG @ http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2017-04-07/fies.html

A renovação dos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) está disponível a aproximadamente três meses, porém, segundo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Fnde), até o momento, 437 mil aditamentos ainda não foram contratados, o que representa 44% do total esperado para o semestre. O prazo final para a renovação referente ao primeiro semestre de 2017 é no próximo dia 30 de abril.

De acordo com o Fnde, os estudantes que precisam fazer o aditamento têm muitos problemas por causa do desconhecimento dos “procedimentos indicados pelas normas que regem o Fies”. O Fundo apontou, por exemplo, que caso o estudante esteja em situação de inadimplência relacionada ao pagamento dos juros trimestrais que são devidos, ele não conseguirá prosseguir com os aditamentos.

“O sistema apresenta tal impossibilidade [de fazer o aditamento] e, mesmo assim, a Central de Atendimento recebe muitas ligações onde o referido estudante questiona a impossibilidade de prosseguir, mesmo tendo ciência de sua obrigação assumida e não cumprida de realizar os pagamentos devidos. Dentro deste contexto, há também muitos problemas relacionados a fiadores”, explicou o Fnde, em nota.

A autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC) informou ainda que a coordenação-geral de concessão e controle do programa acompanha os trabalhos na Central de Atendimento e procura solucionar os problemas enfrentados pelos estudantes.

“A manutenção do financiamento estará garantida àqueles contratos em situação regular no primeiro semestre de 2017, bem como aos casos específicos de eventual dificuldade provocada pelo SisFies ou pela rede de atendimento ao público, uma vez que os aditamentos contratuais dos beneficiados poderão ser celebrados tão logo ocorra a regularização do impedimento técnico.”

Financiamento estudantil

O programa oferece financiamento a estudantes  em cursos de instituições privadas de ensino superior. A taxa efetiva de juros do programa é de 6,5% ao ano. O percentual de financiamento é definido de acordo com o comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita do estudante.

O candidato deve ter renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa. Neste semestre, o governo reduziu o teto do financiamento aos estudantes. O limite mensal do Fies passou de R$ 7 mil para R$ 5 mil A oferta de vagas do programa dá prioridade aos cursos de engenharias, formação de professores e áreas de saúde.

Além das áreas prioritárias, o programa valoriza os cursos com melhores índices de qualidade em avaliações do Ministério da Educação. Para participar do Fies é preciso ter tirado pelo menos 450 pontos na média das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não ter zerado a redação.
Fonte: Último Segundo - iG @ http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2017-04-07/fies.html


Conteúdo Relacionado

Legislação

EDITAL SESU/MEC Nº 19, DE 09 DE MARÇO DE 2017

As vagas de que trata este Edital correspondem às vagas eventualmente remanescentes do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil - Fies referente ao primeiro semestre de 2017, regulamentadas pela Portaria Normativa MEC n.º 6, de 8 de março de 2017.


Notícias

Setor de ensino preenche 66% das vagas do Fies ofertadas para o 1º semestre de 2017

Em entrevista à Reuters, o diretor executivo da ABMES, Sólon Caldas, afirmou que as regras mais duras de seleção do Fies dificultam o preenchimento de todas as vagas disponibilizadas pelo programa

Fies 2017: prazo para inscrições de não matriculados termina hoje

Prazos para inscrições no programa de Financiamento Estudantil variam conforme situação do estudante

Janguiê Diniz: O papel das instituições de educação superior particulares na engrenagem do Fies

Correio Braziliense | Em artigo, o diretor presidente da ABMES, Janguiê Diniz, fala sobre a importância das instituições particulares para o funcionamento do Fundo de Financiamento Estudantil

A importância do Fies

Em entrevista à TV Band, a ABMES fala sobre a importância do Fies como instrumento para que o Brasil consiga atingir o percentual mínimo de estudantes matriculados em cursos de graduação