Detalhe

Prêmio Capes pode dar bolsa internacional ao vencedor

19/05/2017 | Por: MEC | 3181
Divulgação

Autores das melhores teses de doutorado aprovadas nos cursos de pós-graduação adimplentes e reconhecidos pelo sistema Nacional de Pós-Graduação podem concorrer ao Prêmio Capes de Tese 2017. Conforme edital publicado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a premiação reconhecerá as melhores teses defendidas em 2016. São duas modalidades: Prêmio Capes de Tese e pelo Grande Prêmio Capes de Tese.

Criado em 2005, o Prêmio Capes de Tese contempla diversas áreas de conhecimento e é elaborado com base em critérios específicos: a originalidade do trabalho; sua relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação; o valor agregado pelo sistema educacional ao candidato. Duas teses em cada uma das áreas também poderão ser agraciadas com menção honrosa.

A premiação consiste em diploma, medalha e bolsa de pós-doutorado nacional de até 12 meses para o autor da tese; auxílio para participação em congresso nacional, para o orientador, no valor de R$ 3 mil; distinção a ser outorgada ao orientador, coorientador e ao programa em que foi defendida a tese. Autor e um dos orientadores da tese premiada também ganharão passagem aérea e diária para acompanhar a cerimônia de premiação, agendada para 7 de dezembro deste ano, na sede da Capes.

Parceria – Já o Grande Prêmio Capes, instituído por meio de parceria com a Fundação Conrado Wessel, é outorgado para a melhor tese selecionada entre as vencedoras do Prêmio Capes de Tese, agrupadas em três grupos de grandes áreas. A cada ano, um cientista ilustre, brasileiro ou que se tenha radicado no Brasil, cuja pesquisa se tenha enquadrado no conjunto em que a premiação é concedida, é homenageado em cada uma das grandes áreas. Em 2017, as homenagens são para Vital Brazil, na grande área Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e Ciências Agrárias; Casimiro Montenegro Filho, em Engenharias, Ciências Exatas e da Terra e Multidisciplinar (Materiais e Biotecnologia); e Aurélio Buarque de Holanda, nas Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes e Ciências Sociais Aplicadas e Multidisciplinar (Ensino). Concorrem automaticamente ao Grande Prêmio as teses selecionadas para a atribuição do Prêmio relativo à sua área.

O Grande Prêmio inclui certificado de premiação, troféu e bolsa de pós-doutorado internacional de até 12 meses para o autor da tese; auxílio para uma participação em congresso internacional, para o orientador, no valor de R$ 9 mil; certificado de premiação ao orientador, coorientador e ao programa em que foi defendida a tese; e passagem aérea e diária para o autor e um dos orientadores da tese premiada para que compareçam à cerimônia de premiação. Pela Fundação Conrado Wessel, são oferecidos três prêmios no valor de U$ 15 mil cada um para cada premiado nas três grandes áreas.

Inscrições – A pré-seleção das teses a serem indicadas ao Prêmio Capes de Tese será feita nos programas de pós-graduação das Instituições de Ensino Superior (IES). As inscrições devem ser feitas até 30 de junho deste ano. Cada programa de doutorado deverá instituir uma comissão de avaliação para selecionar a tese a ser inscrita, de acordo com os critérios estabelecidos no edital nº 18/2017.


Conteúdo Relacionado

Notícias

Capes abre inscrições para programas de intercâmbio de graduação, pós e doutorado

Iniciativas fazem parte de acordos de cooperação internacional entre a Capes, o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico e a Conferência de Diretores de Escolas e Formação de Engenheiros na França

Capes publica quatro novos editais de programas de cooperação internacional

Os editais estão disponíveis para consulta no site da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior