Detalhe

Parlamentares discutem novas regras do Fies com estudantes nesta tarde

05/09/2017 | Por: Câmara Notícias | 2175

A comissão mista que analisa a medida provisória (MP) 785/17, que modifica as regras do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), ouve nesta terça-feira (5) estudantes sobre o assunto. A comissão mista já debateu as alterações no fundo com professores e demais representantes da área de educação.

A medida provisória determina três modalidades de funcionamento do Fies. Segundo o governo, as novas formas de crédito estudantil diminuem os riscos dos financiamentos, que passam a ser divididos entre o governo, universidades e bancos, de acordo com cada modalidade.

Convidados
Para discutir o tema, foram convidadas:
- a presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Marianna Dias;
- a presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Camila Lanes; e
- a presidente da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG),Tamara Naiz.

Críticas
Nas audiências anteriores, representantes das instituições de ensino superior, dos trabalhadores em educação e ativistas do setor criticaram o número limitado de vagas do programa para estudantes de baixa renda.

De acordo com a MP, inicialmente, serão disponibilizadas 100 mil vagas a juro zero para estudantes com renda mensal familiar per capita de até três salários mínimos.

Participação popular
A audiência pública está marcada para as 14h30, no plenário 7 da ala Alexandre Costa, no Senado.

A discussão terá caráter interativo, com a possibilidade de participação popular. A Câmara lançou, no portal e-Democracia, um espaço para participação popular na análise da MP que altera as regras do Fies.


Conteúdo Relacionado

Vídeos

Parlamentares discutem novas regras do Fies com estudantes

A comissão mista que analisa a medida provisória (MP) 785/17, que modifica as regras do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), ouviu nesta terça-feira (5) estudantes sobre o assunto. A comissão mista já debateu as alterações no fundo com professores e demais representantes da área de educação.

Notícias

Debate sobre novo Fies terá participação de bancos e de financiadores da educação

A audiência acontecerá no plenário 7 da Ala Senador Alexandre Costa, e será interativa

Proposta do governo limita desconto no Fies para médicos e professores

O assunto foi abordado nessa terça-feira (5), em audiência pública da Comissão Mista que analisa a Medida Provisória 785/2017

MEC divulga regras para ocupação de vagas remanescentes do Fies

As vagas que não forem ocupadas até as 23h59 do dia 28 de novembro de 2017 serão redistribuídas entre todos os cursos de todas as instituições participantes

Projeto destina a estudantes do Fies parte de depósito à vista captado por bancos

Parte dos depósitos à vista captados pelos bancos poderá ser direcionada para empréstimos a estudantes universitários beneficiários do Fundo de Financiamento Estudantil