Detalhe

Inep disponibiliza Indicadores de Fluxo da Educação Superior

19/09/2017 | Por: Inep | 3814
Foto: Agência Brasil

Já estão disponíveis no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) os Indicadores de Fluxo da Educação Superior. Os dados, inéditos, contemplam o acompanhamento dos ingressantes de cursos de graduação de 2010 e são referentes ao período de 2010 a 2014. Os indicadores de fluxo permitirão criar mecanismos para o acompanhamento dos cursos de graduação oferecidos pelas instituições de educação superior. Além disso, podem servir de base para diferentes análises, bem como de medida da eficácia de cada curso. Os dados podem ser combinados com outros indicadores ou insumos, auxiliando na criação de novos parâmetros de controle de efetividade do curso, além de qualificar a oferta e a demanda dos cursos.

Essa classe de indicadores educacionais usualmente subsidia discussões acerca da eficácia do sistema de ensino superior, principalmente quanto à capacidade deste para produzir concluintes. Aqui apresentados, os indicadores diretos, sistematizados em uma trajetória cronológica e materializada a partir do seu vínculo com o respectivo curso, abrangem três grandes condições de vínculo do discente com o sistema de ensino superior: permanência, desistência e conclusão.

Juntamente com os dados, o Inep disponibilizou o documento Metodologia de Cálculo dos Indicadores de Fluxo da Educação Superior, uma nota técnica detalhada sobre como foi possível obter os novos indicadores. Os principais resultados do estudo sobre os Indicadores de Fluxo da Educação Superior foram apresentados, pelas primeira vez, no “Seminário 10 Anos de Metodologia de Coleta de Dados Individualizada dos Censos Educacionais”, que celebrou uma década da metodologia de acompanhamento longitudinal da trajetória do estudantes. O estudo também foi tema de uma mesa redonda na IX Reunião da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (Abave), em agosto, e foi citado na coletiva de imprensa de apresentação dos resultados do Censo da Educação Superior 2016. Os dados agora estão liberados para consulta.

Metodologia – Por meio do Censo da Educação Superior, o Inep coleta, anualmente, informações de instituições, cursos, alunos e docentes, além de outros dados que ajudam a mensurar a real situação da educação superior de graduação e sequencial de formação específica no país. Até 2008, as características e dimensões referentes às informações de alunos e docentes do Censo Superior eram coletadas apenas de forma agrupada por curso. A partir de 2009, iniciou-se a coleta individualizada dessas informações e, desde então, foram implementados recursos para o controle de captação e registro de dados individuais no sistema de coleta.

A nova metodologia possibilita a justaposição das informações anuais dos indivíduos para a composição de uma trajetória acadêmica do aluno (acompanhamento longitudinal). Os indicadores de trajetória acadêmica dos alunos em cursos de graduação na educação superior brasileira divulgados foram calculados a partir das informações constantes das bases de dados do Censo Superior. O tratamento dos dados teve como eixo os alunos ingressantes no ano de 2010, que foram acompanhados na sua trajetória dentro do curso até 2014.

Clique aqui para acessar os Indicadores de Fluxo da Educação Superior

Clique aqui para acessar a Metodologia de Cálculo dos Indicadores de Fluxo da Educação Superior


Conteúdo Relacionado

Notícias

PNUD seleciona assessor em Indicadores Educacionais para Inep

O objetivo é contratar serviços de assessoramento e apoio ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A aplicação para a vaga deve ser feita até o dia 15 de julho

Inep divulga dados educacionais derivados do Censo Escolar 2017

Os indicadores são úteis principalmente para o monitoramento dos sistemas educacionais, considerando o acesso, a permanência e a aprendizagem de todos os alunos

Educação Cidadã

ABMES incentiva instituições de ensino superior (IES) a desenvolverem seu papel social

Resultado do Enade 2016 é publicado no Diário Oficial

Segundo o Inep, o exame é obrigatório e a situação de regularidade do estudante deve constar do seu histórico escolar

MEC e Inep divulgam dados do Censo da Educação Superior 2016

Os dados são do Censo da Educação Superior e foram divulgados nesta quinta feira (31) em coletiva de imprensa

Pesquisas em benefício de segmentos vulneráveis e do desenvolvimento do Brasil avançam nas universidades particulares

Entre os avanços estão: Monitoramento e avaliação da violência nas escolas públicas, e construção de protótipo em 3D para reconstrução facial