Detalhe

Editora Senac lança livro com simulador de desempenho em avaliações para IES

01/12/2017 | Por: ABMES | 3475

Um simulador de desempenho que antecipa resultados e alerta para pontos a serem ajustados pelas instituições de educação superior (IES) é o destaque do livro Avaliação do ensino superior - Como fazer e como aplicar na gestão da instituição. Dos autores Elias Roma Neto e Renata de Andrade Alves, a obra será lançada este mês pela Editora Senac São Paulo.

A publicação conta com fichas técnicas que contextualizam os indicadores e requisitos legais à realidade da instituição, ajudando no preenchimento dos documentos oficiais. Com esses recursos, ela demonstra como fazer da avaliação um elemento transformador de faculdades, centros universitários e universidades.

O material traz uma avaliação das instituições de educação superior sob uma nova perspectiva, em que ela deixa de ser uma tarefa realizada periodicamente para se constituir em uma ferramenta contínua de gestão, capaz de auxiliar em decisões estratégicas.

O livro é dividido em quatro partes. A primeira trata dos fundamentos da avaliação institucional; a segunda da regulação e principais instrumentos vigentes; a terceira explica como aplicar a avaliação na gestão da IES; e, por fim, o simulador de desempenho.

A obra conta ainda com depoimentos de representantes relevantes do setor, como o diretor presidente Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), Janguiê Diniz, e o presidente da Associação Nacional dos Centros Universitários (Anaceu), Arthur Sperandéo de Macedo. 

Sobre os autores

Elias Roma Neto é graduado em engenharia elétrica – computação pela Universidade de São Paulo (USP), com mestrado e doutorado em engenharia elétrica pela mesma universidade. Atua na educação superior há mais de vinte anos (gestão e docência) e no desenvolvimento de softwares há mais de quinze anos. É coordenador geral dos cursos de graduação e procurador institucional do Centro Universitário Senac. É também avaliador de cursos do Inep.

Renata de Andrade é graduada em administração de empresas com ênfase em recursos humanos pela Universidade Anhembi Morumbi, com mestrado em psicologia social pela Universidade São Marcos. Atua na educação superior há vinte anos, principalmente em atividades relacionadas a gestão de cursos e assessoria nos processos da avaliação institucional. Integrou a Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Centro Universitário Senac no período de 2004 a 2013 e a presidiu entre 2009 e 2013. Atualmente é responsável pela empregabilidade no Senac São Paulo.

Lançamento

O livro será lançado no dia 14 de dezembro na Livraria da Vila, em São Paulo/SP, das 18h30 às 21h30.


Conteúdo Relacionado

Notícias

Chanceler do Grupo Estácio lança livro em evento da ABMES

Obra sobre a arte de ensinar aborda as complexas e variadas formas de expressão estética e de comunicação, utilizando inúmeras linguagens para auxiliar o ato de formar