Detalhe

Chanceler do Grupo Estácio lança livro em evento da ABMES

23/11/2017 | Por: ABMES | 3383

O membro do Colegiado da Presidência da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) e chanceler do Grupo Estácio, Ronaldo Mota, lança em 5 de dezembro, na sede da Associação, o seu novo livro A Arte da Educação. A publicação trata da relevância de se entender o ofício de educar como arte e é composta por um conjunto de artigos, alguns inéditos e outros já publicados em espaços como o ABMES Blog.

Para Ronaldo, a educação está genericamente associada ao processo de ensinar e de aprender conhecimentos de forma sistemática e organizada. Pensando nisso, o livro aborda as complexas e variadas formas de expressão estética e de comunicação, utilizando inúmeras linguagens para auxiliar o ato de ensinar.

A obra conta com depoimentos de nomes relevantes na área da educação no país, entre eles: Arnaldo Niskier, membro da Academia Brasileira de Letras (ABL); Renato Janine Ribeiro, ex-ministro da Educação; Maria Helena Guimarães de Castro, secretária-executiva do MEC; e Sérgio Rezende, ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação.

O lançamento do livro acontecerá durante o Painel ABMES que abordará o tema Educação superior brasileira: retrospectiva 2017 e expectativas para 2018. Na ocasião, os presidentes da ABMES, do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub) e da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc) participarão de um rico debate conduzido pelo professor Ronaldo Mota destacando os fatos mais relevantes, os resultados das ações realizadas em 2017 e os caminhos a serem trilhados para impulsionar o ensino superior no Brasil no próximo ano.

O livro pode ser adquirido pelo site da Editora Obliq.  

Aplicativo 

Com o aplicativo para celular Ronaldo Mota Online é possível acessar gratuitamente a versão completa do e-book A Arte da Educação e os diversos depoimentos realizados sobre a obra, para leitura tanto em modo online quanto offline. Além disso, diversas ferramentas interativas de leitura estão disponíveis no aplicativo, como anotações, favoritos, sumário, ferramentas de busca, atalhos para páginas e um menu ajuda. O download já está disponível pela Apple Store e pelo Google Play. 

Mais sobre o autor

Ronaldo Mota atua nas áreas de Novas Tecnologias e Metodologias Inovadoras em Educação. Foi professor titular de Física da Universidade Federal de Santa Maria e pesquisador do CNPq, realizou pós-doutoramento nas Universidades de Utah/USA e British Columbia/Canada, foi Professorial Visiting Fellow no Institute of Education - University of London/UK, reitor da Universidade Estácio de Sá, secretário nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, secretário de Educação Superior, secretário de Educação a Distância e ministro interino do Ministério da Educação. Foi condecorado pela Presidência da República como Comendador na Classe Grã-Cruz da Ordem do Mérito Científico e também é autor dos livros “Educando Para Inovação” e “Aprendizagem Independente”, com versão em inglês Education for Innovation e Independent Learning.


Conteúdo Relacionado

Vídeos

ABMES 2017 Retrospective

Many actions have been taken by ABMES over the course of this year. This video features a bit of the main moments that marked 2017.

Retrospectiva ABMES 2017

Muitas foram as ações desenvolvidas pela ABMES ao longo deste ano. O vídeo traz um pouco dos principais momentos que marcaram 2017. 

Notícias

Cooperação e EAD estão entre as expectativas das IES para 2018

Questões estão entre os pontos que devem ser trabalhados no próximo ano e foram apontados pelos participantes de painel promovido pela ABMES

ABMES premia vencedores da 10ª edição do Concurso Silvio Tendler de Vídeos

As quatro melhores produções audiovisuais sobre as ações da Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular de 2016 foram agraciadas

Em discurso, diretor presidente da ABMES ressalta conquistas da educação superior em 2017

Ao abrir o Painel ABMES, Janguiê Diniz apresentou resultados e reafirmou o compromisso da Associação com o setor da educação superior particular

Editora Senac lança livro com simulador de desempenho em avaliações para IES

Publicação demonstra como fazer da avaliação um elemento transformador de faculdades, centros universitários e universidades

2ª Delegação ABMES Internacional acontecerá em outubro de 2018

Associação levará os participantes para conhecerem as universidades de referência de Israel, um dos países mais inovadores do mundo

Vencedores do Concurso Silvio Tendler serão premiados em 5 de dezembro

O ganhador de cada uma das quatro categorias receberá prêmio de R$ 2,5 mil