Detalhe

CBESP 2019: políticas públicas estão na contramão da inclusão

08/06/2019 | Por: Fórum | 4412
Foto: Ronaldo Almeida/Fórum

O painel do último dia da 12ª edição do Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular (CBESP) foi pautado pela apresentação de estudos sobre inovação e inclusão no contexto da educação superior. A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), o Grupo A Educação e a Universia Brasil apresentaram os resultados de levantamentos sobre três aspectos distintos e complementares no contexto educacional: o cenário inclusivo, a revolução das edtechs e a percepção do jovem sobre educação, carreira e futuro.

Uma das primeiras constatações da manhã foi a de que as políticas públicas governamentais estão indo na contramão de um processo inclusivo. Isso porque, embora no Brasil o principal fator de exclusão de jovens da graduação seja a renda, o governo tem agido no sentido de enfraquecer o financiamento estudantil governamental. Em um cenário no qual 75% das matrículas estão concentradas nas instituições particulares, quem pode pagar já está nas universidades. “A desigualdade está principalmente no fator renda, então é preciso ter políticas públicas que venham ao encontro das necessidades desses jovens. Mas o que acontece hoje é que, de um lado, vários candidatos não são contemplados e, de outro, sobram vagas no programa”, ponderou Sólon Caldas, diretor executivo da ABMES.

Outro caminho obrigatório para a promoção de inclusão e diversidade na educação superior é a educação a distância. Por suas características operacionais e financeiras, ela é a modalidade de ensino capaz de absorver as pessoas que se encontram no estoque, já que 77% dos que a escolheram são pessoas das classes C, D e E e com idades a partir de 25 anos.

Edtechs e conectividade
Em 2025, 33% do quadro de colaboradores das instituições de educação superior será composto por pessoas da área de tecnologia. A projeção foi feita pelo Grupo A Educação diante do atual cenário de inovação imposto à todas as áreas da sociedade contemporânea, especialmente para a educação.

Segundo Luiz Filipe Trivelato, as startups voltadas para soluções educacionais já são o sexto maior segmento de atuação dessas empresas que atuam em um nicho no qual a indústria tradicional não dá conta de atuar porque são inovadoras. E, ao contrário do que chegou a ser ventilado no início do processo de digitalização da educação, a tecnologia não serve para tirar horas do professor. “No começo interpretamos como mecanismo de fazer oferta mais barata, mas tem algo atrás da tecnologia que é preparar melhor o aluno para o ambiente de sala de aula”.

Essa conexão entre educação e tecnologia está descrita na pesquisa que a Universia Brasil fez com mais de 5.000 jovens de todas as regiões do país. O levantamento mapeou aspectos como onde os jovens buscam informações e constatou que 73% preferem se informar pelas redes sociais.

Além disso, 68% dos entrevistados são usuários da Netflix, 40% da Uber e 38% do Spotify, empresas que surgiram dentro de nova concepção de produção de conteúdo e de consumo de bens e serviços. Esse é o público com o qual as instituições de educação superior precisam estar preparadas para interagir sob o risco de serem substituídas por novas formas de formação educacional.

Meditação e CNE
A manhã de encerramento da 12ª edição do CBESP foi iniciada com um momento de reflexão e meditação. Conduzida pelo diretor da Sociedade Internacional de Meditação no Rio de Janeiro, Klebér Tani, a palestra abordou sobre como a meditação e o acolhimento podem contribuir para o desenvolvimento da empatia no ambiente acadêmico.

Após serem convidados a refletir sobre como e no que investem suas vidas, todos os congressistas experimentaram por 15 minutos uma dinâmica de iniciação em meditação, o que resultou em energia adicional e relaxamento para absorver e aproveitar os conteúdos abordados na reta final do Congresso.

Na outra ponta, a manhã foi encerrada pela tradicional mesa-redonda composta por conselheiros do Conselho Nacional de Educação (CNE). Antonio de Araújo Freitas Júnior, presidente da Câmara de Educação Superior e Joaquim José Soares Neto, vice-presidente da Câmara de Educação Superior apresentaram a visão do CNE sobre inovação e diversidade nas instituições de educação superior brasileiras.


Conteúdo Relacionado

Vídeos

XII CBESP | Resumo do congresso

Com número recorde de inscrições, a 12ª edição do CBESP contou mais de 500 congressistas de todo o país. Foram três dias  com a presença de 23 palestrantes que somaram cerca de 22 horas de conteúdo sobre os caminhos que a educação superior deve tomar na 4ª revolução industrial

XII CBESP | Dia 3

O último dia do XII CBESP foi marcado pela leitura da Carta de Belo Horizonte. O momento encerrou uma manhã intensa de atividades, que contou com pesquisas inéditas, palestra sobre meditação e mesa-redonda com conselheiros do CNE. O Congresso reuniu mais de 500 pessoas entre mantenedores, reitores, especialistas em educação e autoridades governamentais na capital mineira, Belo Horizonte/MG

XII CBESP | Confira quem são os apoiadores do evento

Conheça um pouco mais sobre os apoiadores da 12ª edição do principal congresso da educação superior brasileira, o CBESP 2019. Alguns deles acompanham a iniciativa desde sua primeira edição!

XII CBESP | Dia 2

O segundo dia do XII CBESP foi marcado por palestras e debates sobre inclus~soa e diversidade centradas no tema "Educação superior: inovação e diversidade na construção de um Brasil plural". O Congresso reuniu mais de 500 pessoas entre mantenedores, reitores, especialistas em educação e autoridades governamentais na capital mineira, Belo Horizonte/MG

XII CBESP | Dia 1

A abertura da 12ª edição do CBESP contou com a presença do ministro da Educação e palestras que deram a tônica dos outros dias do evento. O Congresso reuniu mais de 500 pessoas entre mantenedores, reitores, especialistas em educação e autoridades governamentais na capital mineira, Belo Horizonte/MG

Inovação e diversidade darão o tom do XII CBESP

Dando continuidade aos debates sobre inovação ocorridos no último Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular (CBESP), a 12ª edição do evento terá como tema “Educação superior: inovação e diversidade na construção de um Brasil plural”. O encontro acontecerá de 6 a 8 de junho de 2019, em Belo Horizonte/MG

XII CBESP | Belo Horizonte sediará principal congresso da educação superior brasileira

Reconhecido como o principal evento da educação superior brasileira, o Congresso será realizado nos dias 6, 7 e 8 de junho de 2019. Diversidade, inovação, políticas públicas e modelos de sucesso são destaques na programação, que, além de palestras e debates com a presença de renomados especialistas e gestores da educação brasileira, contará com workshops práticos para os participantes. 

Notícias

CBESP 2019: Seres/MEC afirma que EAD é a chave para incluir milhões de brasileiros na educação superior

Posicionamento foi apresentado pelo diretor de Políticas Regulatórias durante a 12ª edição do CBESP

CBESP 2019: Diretora do Google Brasil convoca IES a agirem pela diversidade

Gleidys Salvanha foi a responsável pela palestra magna na noite de abertura do 12º CBESP

CBESP 2019: Na abertura do CBESP, ministro da Educação fala em crescimento e liberdade para o setor

Abraham Weintraub fez a abertura solene do Congresso e discursou para mais de 500 pessoas presentes ao evento que acontece em Belo Horizonte

ABMES lança 43ª edição da revista Estudos no XII CBESP

Produzida por especialistas em educação superior, a publicação traz análises, debates e reflexões sobre os indicadores de qualidade da educação superior

Diversidade, inovação, políticas públicas e modelos de sucesso são destaques na programação do XII CBESP

Além de palestras e debates com a presença de renomados especialistas e gestores da educação brasileira, a programação conta com workshops práticos para os participantes