Detalhe

Inep divulga CPC e IGC, indicadores de qualidade da educação superior

12/12/2019 | Por: Inep | 1431
Foto: Vecteezy

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibiliza nesta quinta-feira, 12 de dezembro, o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) 2018. Os indicadores são produzidos a partir dos resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Depois de participar de encontro técnico com jornalistas, realizado nesta quarta-feira, o presidente substituto do Inep, Camilo Mussi afirmou que os índices mostram como as instituições e o ensino superior no Brasil estão se comportando. “Um dos destaques que vale a pena mencionar é a educação a distância”. Mussi acrescentou que “os alunos que estão concluindo os cursos a distância foram avaliados, e estão com os mesmos resultados que os alunos presenciais”. Os indicadores produzidos pelo Inep buscam subsidiar decisões para a melhoria da educação. “Incentivar a qualidade, em todas as esferas da educação superior, é uma das prioridades do Governo Federal”, declarou Mussi. A divulgação do CPC 2018 e do IGC 2018 encerram o ciclo de apresentação de resultados do Enade 2018.

CPC
 É o conceito que avalia o curso em uma escala de 1 a 5. Para o cálculo, são considerados: Conceito Enade (desempenho dos estudantes na prova do Enade); Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD); corpo docente (informações do Censo Superior sobre o percentual de mestres, doutores e regime de trabalho) e percepção dos estudantes sobre seu processo formativo (informações do Questionário do Estudante do Enade).

  • Na edição 2018, 8.520 cursos de graduação brasileiros têm o CPC 2018 divulgado. O cálculo só é realizado para cursos com, no mínimo, dois estudantes com resultados válidos no Enade. Por isso, 301 cursos ficaram sem o conceito CPC. Na faixa 3, encontram-se 4.822 cursos (56,6%) do total avaliado; na faixa 4, estão 2.702 (31,7%); na faixa 5, estão 149 cursos (1,7%); na faixa 2, 813 cursos (9,5%) e 34 (0,4%) ficam na faixa 1.

IGC
É o indicador que avalia a instituição. Fazem parte do cálculo do IGC: média dos CPCs do último triênio do Enade (2016, 2017 e 2018), relativos aos cursos avaliados da instituição; média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na última avaliação trienal disponível; e distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu.

  • Na edição 2018, 2.052 instituições têm indicadores divulgados, em valores que vão de 1 a 5. O IGC 2018 levou em conta, nos cálculos, o CPC de 23.228 cursos, além de 4.356 programas stricto sensu da CAPES 2018. Na faixa 3, estão 1.306 instituições (63,6%); na faixa 4, encontram-se 438 (21,3%); na faixa 5, 42 (2%); na faixa 2, são 259 instituições (12,6%) e 7 instituições (0,3%) estão na faixa 1.

O Conceito Enade e o IDD, divulgados em 4 de outubro pelo Inep e o Ministério da Educação (MEC), junto com o CPC e o IGC, constituem os Indicadores de Qualidade da Educação Superior. O Conceito Enade avalia os cursos de graduação a partir dos resultados obtidos pelos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). O indicador é divulgado anualmente para os cursos em que pelo menos dois estudantes concluintes participaram do exame. Já o IDD mede o valor agregado pelo curso em relação ao desenvolvimento dos estudantes concluintes. Os indicadores de qualidade mantêm relação direta com o ciclo avaliativo do Enade.

Cursos avaliados
Foram 27 áreas avaliadas no Enade 2018: administração; administração pública; ciências contábeis; ciências econômicas; design; direito; jornalismo; psicologia; publicidade e propaganda; relações internacionais; secretariado executivo; serviço social; teologia; turismo; tecnologia em comércio exterior; tecnologia em design de interiores; tecnologia em design de moda; tecnologia em design gráfico; tecnologia em gastronomia; tecnologia em gestão comercial; tecnologia em gestão da qualidade; tecnologia em gestão de recursos humanos; tecnologia em gestão financeira; tecnologia em gestão pública; tecnologia em logística; tecnologia em marketing e tecnologia em processos gerenciais.

Enade
Aplicado desde 2004 e realizado anualmente pelo Inep/MEC, o exame é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e tem como objetivo aferir o desempenho dos estudantes. É componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, composto por uma prova para avaliação individual de desempenho do estudante e um questionário socioeconômico. Quem falta à prova ou não preenche o questionário não cola grau.


Conteúdo Relacionado

Áudios

Áudio: Seminário ABMES | Diálogo com o Inep (Abertura)

Data:10/03/2020

Descrição:

Áudio com abertura do Seminário ABMES "Diálogo com o Inep: revisão do Enade e dos indicadores de qualidade", realizado em 10 de março de 2020, na sede da Associação, em Brasília/DF

Download

Áudio: Seminário ABMES | Diálogo com o Inep (Celso Niskier)

Data:10/03/2020

Descrição:

Áudio com a participação do diretor presidente da ABMES, Celso Niskier, durante o Seminário ABMES "Diálogo com o Inep: revisão do Enade e dos indicadores de qualidade", realizado em 10 de março de 2020, na sede da Associação, em Brasília/DF

Download

Áudio: Seminário ABMES | Diálogo com o Inep (Moaci Carneiro)

Data:10/03/2020

Descrição:

Áudio com a participação do diretor de Avaliação da Educação Superior, Moaci Alves Carneiro, durante o Seminário ABMES "Diálogo com o Inep: revisão do Enade e dos indicadores de qualidade", realizado em 10 de março de 2020, na sede da Associação, em Brasília/DF

Download

Áudio: Seminário ABMES | Diálogo com o Inep (Representantes do Inep)

Data:10/03/2020

Descrição:

Áudio com a participação dos representantes do Inep, a coordenadora-geral de Controle de Qualidade da Educação Superior, Fernanda Marsaro dos Santos, do coordenador-geral do Enade, Tarcísio Araujo Kuhn Ribeiro e do coordenador de Gestão de Exames, Ulysses Tavares Teixeira, durante o Seminário ABMES "Diálogo com o Inep: revisão do Enade e dos indicadores de qualidade", realizado em 10 de março de 2020, na sede da Associação, em Brasília/DF

Download

Áudio: Seminário ABMES | Diálogo com o Inep (Paulo Chanan)

Data:10/03/2020

Descrição:

Áudio com a participação do especialista em avaliação da educação superior e membro do Conselho de Administração da ABMES, Paulo Chanan, durante o Seminário ABMES "Diálogo com o Inep: revisão do Enade e dos indicadores de qualidade", realizado em 10 de março de 2020, na sede da Associação, em Brasília/DF

Download

Áudio: Seminário ABMES | Diálogo com o Inep (Ministro José Barroso)

Data:10/03/2020

Descrição:

Áudio com a participação do ministro do Superior Tribunal Militar, José Barroso Filho, durante o Seminário ABMES "Diálogo com o Inep: revisão do Enade e dos indicadores de qualidade", realizado em 10 de março de 2020, na sede da Associação, em Brasília/DF

Download

Áudio: Seminário ABMES | Diálogo com o Inep (Debate)

Data:10/03/2020

Descrição:

Áudio com o debate e considerações da primeira parte do Seminário ABMES "Diálogo com o Inep: revisão do Enade e dos indicadores de qualidade", realizado em 10 de março de 2020, na sede da Associação, em Brasília/DF

Download

Áudio: Seminário ABMES | Diálogo com o Inep (Celso Niskier II)

Data:10/03/2020

Descrição:

Áudio com a participação do diretor presidente da ABMES, Celso Niskier, na segunda parte do Seminário ABMES "Diálogo com o Inep: revisão do Enade e dos indicadores de qualidade", realizado em 10 de março de 2020, na sede da Associação, em Brasília/DF

Download

Áudio: Seminário ABMES | Diálogo com o Inep (Considerações)

Data:10/03/2020

Descrição:

Áudio com a participação do diretor presidente da ABMES, Celso Niskier, e as considerações finais na segunda parte do Seminário ABMES "Diálogo com o Inep: revisão do Enade e dos indicadores de qualidade", realizado em 10 de março de 2020, na sede da Associação, em Brasília/DF

Download

Áudio: Seminário ABMES | Diálogo com o Inep (Vera Cabral)

Data:10/03/2020

Descrição:

Áudio com a participação da diretora de Educação da Microsoft Brasil, Vera Cabral, durante o Seminário ABMES "Diálogo com o Inep: revisão do Enade e dos indicadores de qualidade", realizado em 10 de março de 2020, na sede da Associação, em Brasília/DF

Download

Áudio: Seminário ABMES | Diálogo com o Inep (Alessandra Karine)

Data:10/03/2020

Descrição:

Áudio com a participação da vice-presidente para Setor Público, Saúde e Educação na Microsoft, Alessandra Karine, durante o Seminário ABMES "Diálogo com o Inep: revisão do Enade e dos indicadores de qualidade", realizado em 10 de março de 2020, na sede da Associação, em Brasília/DF

Download

Vídeos

Seminário ABMES | Diálogo com o Inep (Vera Cabral)

Vídeo com a participação da diretora de Educação da Microsoft Brasil, Vera Cabral, durante o Seminário ABMES "Diálogo com o Inep: revisão do Enade e dos indicadores de qualidade", realizado em 10 de março de 2020, na sede da Associação, em Brasília/DF

Seminário ABMES | Diálogo com o Inep (Alessandra Karine)

Vídeo com a participação da vice-presidente para Setor Público, Saúde e Educação na Microsoft, Alessandra Karine, durante o Seminário ABMES "Diálogo com o Inep: revisão do Enade e dos indicadores de qualidade", realizado em 10 de março de 2020, na sede da Associação, em Brasília/DF

Seminário ABMES | Diálogo com o Inep (Celso Niskier II)

Vídeo com a participação do diretor presidente da ABMES, Celso Niskier, na segunda parte do Seminário ABMES "Diálogo com o Inep: revisão do Enade e dos indicadores de qualidade", realizado em 10 de março de 2020, na sede da Associação, em Brasília/DF

Seminário ABMES | Diálogo com o Inep (Debate)

Vídeo com o debate e considerações da primeira parte do Seminário ABMES "Diálogo com o Inep: revisão do Enade e dos indicadores de qualidade", realizado em 10 de março de 2020, na sede da Associação, em Brasília/DF

Seminário ABMES | Diálogo com o Inep (Ministro José Barroso Filho)

Vídeo com a participação do ministro do Superior Tribunal Militar, José Barroso Filho, durante o Seminário ABMES "Diálogo com o Inep: revisão do Enade e dos indicadores de qualidade", realizado em 10 de março de 2020, na sede da Associação, em Brasília/DF

Seminário ABMES | Diálogo com o Inep (Paulo Chanan)

Vídeo com a participação do especialista em avaliação da educação superior e membro do Conselho de Administração da ABMES, Paulo Chanan, durante o Seminário ABMES "Diálogo com o Inep: revisão do Enade e dos indicadores de qualidade", realizado em 10 de março de 2020, na sede da Associação, em Brasília/DF

Seminário ABMES | Diálogo com o Inep (Representantes do Inep)

 Vídeo com a participação dos representantes do Inep, a coordenadora-geral de Controle de Qualidade da Educação Superior, Fernanda Marsaro dos Santos, do coordenador-geral do Enade, Tarcísio Araujo Kuhn Ribeiro e do coordenador de Gestão de Exames, Ulysses Tavares Teixeira, durante o Seminário ABMES "Diálogo com o Inep: revisão do Enade e dos indicadores de qualidade", realizado em 10 de março de 2020, na sede da Associação, em Brasília/DF

Seminário ABMES | Diálogo com o Inep (Moaci Carneiro)

Vídeo com a participação do diretor de Avaliação da Educação Superior, Moaci Alves Carneiro, durante o Seminário ABMES "Diálogo com o Inep: revisão do Enade e dos indicadores de qualidade", realizado em 10 de março de 2020, na sede da Associação, em Brasília/DF

Seminário ABMES | Diálogo com o Inep (Celso Niskier)

Vídeo com a participação do diretor presidente da ABMES, Celso Niskier, durante o Seminário ABMES "Diálogo com o Inep: revisão do Enade e dos indicadores de qualidade", realizado em 10 de março de 2020, na sede da Associação, em Brasília/DF

Seminário ABMES | Diálogo com o Inep (Abertura)

Vídeo com a abertura do Seminário ABMES "Diálogo com o Inep: revisão do Enade e dos indicadores de qualidade", realizado em 10 de março de 2020, na sede da Associação, em Brasília/DF

Legislação

PORTARIA MEC Nº 14, DE 03 DE JANEIRO DE 2020

Estabelece o regulamento do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - Enade, edição 2020.


EDITAL INEP Nº 3, DE 09 DE JANEIRO DE 2020

Torna pública a abertura de inscrição para seleção e credenciamento de colaboradores interessados em compor o Cadastro de Elaboradores e Revisores de Itens da Educação Superior (Ceres) do Banco Nacional de Itens da Educação Superior (BNI - ES), visando subsidiar a elaboração das provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes 2020 (Enade 2020).


Notícias

Inep estuda realizar Enade no primeiro semestre letivo

Medida que tem como objetivo dar mais protagonismo ao Exame foi anunciada durante seminário da ABMES

Coluna

Educação Superior Comentada | A edição 2020 do Enade

Na edição desta semana da Coluna Educação Superior Comentada, Gustavo Fagundes contextualiza e apresenta as regras para a edição de 2020 do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, que tem como objetivo aferir anualmente o desempenho dos estudantes, mediante a adoção de ciclo trienal, de modo que em cada ano do ciclo, um grupo de cursos seja submetido ao processo de realização da prova