Detalhe

78% das universidades estão no ambiente virtual, aponta pesquisa

07/05/2020 | Por: R7 | 3951

A ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior) em parceria com a Educa Insights apresenta nesta quinta-feira (7) a segunda etapa da pesquisa que avalia o impacto do isolamento causado pelo novo coronavírus no ensino superior privado no país.

Essa etapa da pesquisa foi realizada entre os dias 27 e 30 de abril, com 1.513 pessoas, em todas as regiões brasileiras.

Após 45 dias do início da quarentena,  78% das instituições de ensino superior particulares do país migraram suas atividades presenciais para aulas virtuais. As outras 22% preferiram optar por suspender as aulas ou o semestre.

"O que chama a atenção nesta etapa da pesquisa é que 89% das aulas são ao vivo, percebemos que em pouco mais de um mês houve um crescimento no uso de ferramentas de comunicação", explica Celso Niskier, presidente da ABMES.

A pesquisa aponta que 61% desses estudantes têm aulas exclusivamente ao vivo. Outras 28% utilizam tanto o formato simultâneo quanto atividades gravadas. E 11% utilizam exclusivamente as aulas offline, usado na EAD (Educação a Distância).

Segundo os dados analisados, 59% dos alunos são favoráveis à experiência online. "O setor precisou se mobilizar em caráter emergencial e os estudantes compreenderam a situação", avalia Niskier.

No entendimento da ABMES, o isolamento trouxe como vantagem o uso das ferramentas de tecnologia. "Tudo indica que vamos caminhar para o ensino hídrido no pós-pandemia."

A pesquisa também aponta o impacto da crise econômica nos estudantes e instituições. 91% dos alunos ouvidos pretendem continuar. 65% afirmaram não ter sofrido impactos significativos com a pandemia, no entanto, 20% informaram ter perdido o emprego em função da crise. E 15% deste total informou que pretende deixar ou já deixou o curso.

"Percebemos que as instituições estão negociando com os estudantes que perderam sua fonte de renda e 1/4 conseguiu algum tipo de benefício", diz Niskier. "Algumas optam pelo parcelamento das mensalidades, outras dão descontos pontuais."

A ABMES orienta que as universidades negociem caso a caso com os estudantes.


Conteúdo Relacionado

Áudios

Áudio: Rádio CBN | Pesquisa aponta que estudantes querem continuar na universidade, mesmo com a pandemia

Data:08/05/2020

Descrição:

Matéria do jornal Noite Total da Rádio CBN traz dados da pesquisa “Coronavírus e educação superior o que pensam os alunos” e comentário do diretor presidente da ABMES, Celso Niskier, sobre os resultados

Download

Áudio: Rádio Gaúcha | Programa Faixa Especial

Data:17/05/2020

Descrição:

Entrevista com o diretor executivo da ABMES, Sólon Caldas, analisa alguns dados da segunda onda da pesquisa “Coronavírus e educação superior o que pensam os alunos”, que apontou que, até o fim de abril, 78% das faculdades particulares migraram aulas para ambientes virtuais

Download

Vídeos

Seminário Virtual ABMES | Coronavírus e educação superior: 2ª onda do estudo

Confira a íntegra do Seminário Virtual ABMES, realizado no dia 5 de maio de 2020, que apresentou a segunda onda do do estudo sobre o impacto do novo coronavírus na educação superior, feito pela empresa de pesquisas educacionais Educa Insights. Coordenado por Celso Niskier, diretor presidente da ABMES, o evento contou com a participação de Daniel Infante, sócio-fundador Educa Insights, e Sólon Caldas, diretor executivo da ABMES

Seminário Virtual ABMES | Coronavírus e educação superior

Confira a íntegra do Seminário Virtual ABMES, realizado no dia 2 de abril de 2020, que apresentou dados do estudo sobre o impacto do novo coronavírus na educação superior, feito pela empresa de pesquisas educacionais Educa Insights. Coordenado por Celso Niskier, diretor presidente da ABMES, o evento contou com a participação de Daniel Infante, sócio-fundador Educa Insights, e Sólon Caldas, diretor executivo da ABMES

Notícias

Até o fim de abril, 78% das faculdades particulares migraram aulas para ambientes virtuais

Pesquisa divulgada pela ABMES e realizada pela Educa Insights revela que 89% dos alunos que estudam em instituições particulares já assistem aulas “ao vivo” ou gravadas, em função do isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19

Mesmo diante da pandemia, pessoas planejam ingressar no ensino superior

Segunda fase do estudo sobre o impacto do novo coronavírus na educação superior foi divulgada nesta terça-feira (5/5) durante seminário virtual da ABMES