Detalhe

Datas do Sisu, do ProUni e do Fies do 2º semestre de 2020 são divulgadas

11/05/2020 | Por: G1 | 243
Foto: Reprodução/ G1

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta segunda-feira (11) as datas de inscrição dos principais programas de acesso ao ensino superior. Todos eles utilizam a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para classificação dos candidatos.

Os programas permitem o acesso a instituições públicas e privadas em todo o país. Entenda os programas e saiba quando começam as inscrições:

Sisu
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o sistema do MEC que reúne milhares de vagas de graduação em universidades públicas brasileiras. Para participar do Sisu é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2019 e não ter tirado nota zero na prova de redação.

CALENDÁRIO

  • Abertura das inscrições: 16 de junho
  • Fim das inscrições: 19 de junho (às 23h59)

Prouni
O Programa Universidade Para Todos (Prouni) oferece bolsas de estudo parciais (que cobrem 50% da mensalidade) e integrais em universidades privadas em cursos de graduação e de cursos sequenciais de formação específica. O programa tem dois critérios de avaliação: desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a avaliação da renda familiar.

CALENDÁRIO

  • Início das inscrições: 23 de junho
  • Fim das inscrições: 26 de junho (às 23h59)

Fies
O Programa de financiamento Estudantil (Fies) é um programa de financiamento para estudantes cursarem o ensino superior em universidades privadas e, atualmente, possui duas categorias: a primeira, oferece vagas com juros zero para os estudantes com renda mensal familiar de até três salários mínimos. Já a segunda, chamada P-Fies, é direcionada para os estudantes com renda mensal familiar de até cinco salários mínimos.

CALENDÁRIO

  • Início das inscrições: 30 de junho
  • Fim das inscrições: 3 de julho (às 23h59)

Conteúdo Relacionado

Legislação

PORTARIA NORMATIVA Nº 18, DE 06 DE NOVEMBRO DE 2014

Dispõe sobre os procedimentos para a adesão de mantenedoras de Instituições de Educação Superior e a emissão de Termo Aditivo aos processos seletivos do Programa Universidade para Todos.


PORTARIA NORMATIVA Nº 19, DE 20 DE NOVEMBRO DE 2008

Dispõe sobre procedimentos de manutenção de bolsas do Programa Universidade para Todos - ProUni pelas instituições de ensino superior participantes do programa.


EDITAL SESU Nº 34, DE 19 DE MAIO DE 2020

A adesão de mantenedoras de instituições de educação superior - IES e a emissão de Termos Aditivos ao processo seletivo do Programa Universidade para Todos - Prouni referentes ao segundo semestre de 2020 obedecerão ao disposto na Portaria Normativa MEC nº 18, de 6 de novembro de 2014.


EDITAL SESU Nº 37, DE 21 DE MAIO DE 2020

Nos termos do disposto na Portaria Normativa MEC nº 19, de 20 de novembro de 2008, as instituições de educação superior participantes do Prouni deverão, no período de 25 de maio de 2020 até as 23 horas e 59 minutos do dia 28 de maio de 2020, efetuar os procedimentos para a atualização semestral das bolsas já concedidas.


Notícias

Inep decide adiar o Enem

Exame será adiado "de 30 a 60 dias em relação ao que foi previsto nos editais"

Adiar ou manter? Enem tem maior desafio da história com coronavírus

Inscrições para Enem 2020 começam nesta segunda-feira, 11. Mas pesquisadores, faculdades e governo não sabem dizer se exame poderá ocorrer na data prevista

Inscrições para o Enem 2020 começam nesta segunda-feira

Cerca de 100 mil participantes podem optar entre impresso ou digital

Inep publica cronograma do Enem; provas serão em 1° e 8 de novembro

Pedidos de isenção de taxa podem ser feitos a partir do dia 6 de abril